terça-feira, 10 de março de 2020

Esboço da História da Igreja





  1. Começos a Constantino (4 aC - 325 dC)
    1. Primeiro século (a era do Novo Testamento)
      1. c. 4 aC - Nascimento de Jesus em aproximadamente 4 aC em Belém da Judéia.
      2. c. 29 dC - Início do ministério público de Jesus.
      3. c. 33 - Jesus crucificou e ressuscitou.
      4. c. 33 - Pentecostes com a transmissão do Espírito Santo.
      5. 35 - A conversão do apóstolo Paulo do judaísmo.
        1. Autor de treze epístolas do Novo Testamento.
        2. Enfatiza a morte e ressurreição de Cristo como o meio de salvação.
      6. c. 41 - Gentios admitidos em comunhão (Atos 15 ), com Tiago como chefe da Igreja.
      7. c. 45-c.100 - Escrita do Novo Testamento, incluindo as Epístolas (c.48-c.100), Evangelhos Sinópticos (c. 45-70) e os escritos do apóstolo João (c.85-c.100) .
      8. 48 - O começo das três jornadas missionárias de Paulo pela Europa e Ásia Menor - o cristianismo vai primeiro para o leste. 
      9. 64 - As perseguições nerônicas devido a culpar os cristãos pelos incêndios em Roma resultam na morte de milhares de cristãos.
      10. c. 67-68 - Pedro e Paulo são executados.
      11. 66-70 - A destruição do templo de Jerusalém pelo imperador Tito, como resultado de uma revolta judaica, resultou na redefinição da estrutura do judaísmo e Antioquia, tornando-se o centro do cristianismo.
      12. 81 - Perseguição romana sob Diocleciano. Os judeus expulsam os cristãos das sinagogas.
      13. c. 85-150 - Escritos de pais apostólicos, incluindo Clemente de Roma, Inácio e Policarpo.    
        1. Clemente de Roma
        2. Inácio 
          1. Escreveu cartas a caminho de Roma para incentivar as igrejas
          2. Martírio em 107
        3. Policarpo (c.69-c.155)
          1. Discípulo do apóstolo João
          2. Morre como mártir por volta dos 86 anos de idade, enquanto declara as famosas palavras: “Oitenta e seis anos o servi e ele não me fez mal; como então posso blasfemar contra meu rei que me salvou?
      14. c. 100 - Morte de João Apóstolo, que foi o último apóstolo vivo.
        1. Docetismo fortemente oposto à idéia de que Jesus não era totalmente homem.
        2. Fecha a era apostólica.
    2. Segundo século (Os começos dos pais)
      1. 100-130 - O cristianismo representado em vários locais, incluindo, entre outros, Egito, Armênia, França, Grã-Bretanha, Iraque e Irã.
      2. c. 100-c. 165 - Justino Mártir
        1. Apologista-chave que escreveu contra o gnosticismo.
        2. Escreve sua primeira Apologia (c. 155), na qual ele argumenta que traços da verdade cristã podem ser encontrados nos escritores pagãos e na filosofia grega.
      3. 125 - Cristianismo oficialmente separado do judaísmo
      4. 125 - Propagação do gnosticismo
        1. Heresia religiosa dualista - matéria vista como inerentemente má
        2. Salvação pelo conhecimento (gnose) (Latin scientia) (conhecimento em inglês)
        3. Deus do Antigo Testamento visto como mau. 
        4. Evangelhos apócrifos escritos como o Evangelho de Tomé, Evangelho de Filipe e Evangelho da Infância de Tomé. 
      5. c. 130-c. 200 - Irineu
        1. Bispo de Lyon
        2. Escreveu um tratado famoso contra as heresias, que se tornaria um trabalho significativo contra o gnosticismo
        3. Apelos às Escrituras como regra de fé - aceita os quatro evangelhos e dezesseis outros livros como canônicos
        4. Não vê conflito entre Escritura e tradição
        5. Um discípulo de Policarpo que era discípulo do apóstolo João
      6. 132-35 - resultados Bar Kohba Revolta / Second judaica rebelião na destruição de Jerusalém    
        1. O judaísmo se afasta de fortes expectativas messiânicas
        2. Grande parte da população judaica foge para a diáspora 
      7. 140 - O cânon das Escrituras de Marcion inclui Lucas e editou uma versão editada das cartas de Paulo, removendo referências favoráveis ​​ao povo judeu. A ortodoxia acabaria tendo que responder com seu próprio cânone. 
        1. Excomungado da Igreja Cristã
        2. Acredita-se que Jesus não teve um corpo real nem um nascimento humano devido à corrupção da matéria (docetismo)
        3. Acreditava que não havia conexão entre o Deus dos judeus e dos cristãos
      8. c. 150-215 - Clemente de Alexandria 
        1. Professor de Orígenes    
        2. Como Justin Mártir argumentou que o cristianismo levou a bom termo os insights da filosofia grega
      9. c. 156 - Montanus prega / profetiza uma forma de cristianismo na Ásia Menor chamada Montanismo.
        1. Alegou receber novas profecias
        2. Sínodo inicial condena o montanismo
      10. c.160 - c.225 - tertuliano
        1. Primeiro teólogo latino chave - considerado pai da teologia latina 
        2. Foi montanista por vários anos antes da conversão para a Ortodoxia
        3. Defendeu a unidade do Antigo e do Novo Testamento contra Marcion e lançou as bases para a Trindade
        4. Cético quanto à relação entre o cristianismo e a filosofia grega, afirmando: “O que há em comum entre Atenas e Jerusalém? Entre a academia e a igreja?
        5. Ataca o monarquianismo a visão de que um Deus muda seu modo de ser
      11. c. 175 - Tatian - escreveu o Diatessaron - uma harmonia dos evangelhos
      12. c. 175-200 - Credo do Apóstolo formulado com a forma final no século VIII
      13. c. 180 - Processo de canonização em grande parte em resposta ao marcionismo - Irineu defende os quatro evangelhos. Cristãos preocupados com a unidade durante este período. 
      14. 180 - Cristianismo em toda a África, até Cartago e além.
      15. c.185-c.254 - Orígenes
        1. Escreveu Contra Celso , que foi um trabalho significativo contra objeções pagãs e judaicas ao cristianismo.
        2. Morreu por ferimentos de perseguição deciana
        3. Acreditado na preexistência das almas
        4. Universalismo aceito
        5. Pensador mais dominante do seu tempo 
        6. Julgado herege no Quinto Concílio Ecumênico
        7. Ajudou a pavimentar o caminho para a doutrina da Trindade
      16. 196 - Controvérsia entre Oriente e Ocidente sobre o dia de celebrar a Páscoa. 
    3. Terceiro século (a era da apologética)
      1. c. 200 - A Igreja reconhece 23 livros do Novo Testamento como canônicos. 
      2. c. 200 - Escola de Alexandria, em Alexandria, Egito, é um centro essencial da apologética cristã. 
        1. Adotou uma interpretação alegórica das Escrituras
        2. Alguns alexandrinos se envolveram no dualismo platônico
        3. Responsável por vários apologistas, incluindo Clemente de Alexandria e Orígenes
      3. c. 200 - Escola de Antioquia era um rival de Alexandria
        1. Enfatizou uma interpretação literal das Escrituras e a humanidade de Cristo, em contraste com a ênfase de Alexandria em uma interpretação alegórica das Escrituras e da divindade de Cristo.
        2. Produziu vários teólogos, incluindo Theodore de Mopsuestia e Nestório
      4. c. 200-250 - O ressurgimento e destaque do modalismo defendido por Sabellius
        1. A ideia de que há uma pessoa com três modos
        2. Raízes no final do século II com Noetus e Praxeas
      5. c. 242 - O maniqueísmo emerge na Pérsia - heresia dualística que nega a humanidade de Cristo e reaparece nos séculos seguintes
      6. 250 - Perseguição Deciana
      7. c.250-c.300 - Martirologias escritas pelas quais exaltaram o martírio como um ideal de santidade
      8. 273 - A Antônia do Egito deixa sua casa para o deserto, buscando um estilo de vida monástico. Isso influenciaria o movimento monástico nos próximos anos. 
      9. c. 292 - Diocleciano divide o Império no Oriente e no Ocidente, o que resulta em menos da influência de Roma
      10. c.296 - c.373 - Atanásio 
        1. Forte oponente do arianismo e defensor da ortodoxia nicena
        2. Argumentos para a divindade de Cristo
          1. Somente Deus pode salvar; Jesus Salva; portanto, Jesus é Deus.
          2. Os cristãos cometem idolatria se adoram um Jesus que não é totalmente Deus.
        3. O Atanásio 'Canon lista os atuais 27 livros do Novo Testamento (367)           
          1. Anteriormente, alguns livros foram disputados, como Apocalipse, 2 Pedro, Judas e Hebreus
          2. Livros não aceitos, como carta de Clemente e Didache
    4. Quarto século (heresias e conselhos)
      1. 303 - Perseguição de Diocleciano, que resulta na queima de muitas escrituras e milhares de mortos
        1. Libelles pacis - certificado dado se alguém se sacrifica ao imperador e aos deuses
        2. Tratatore - nome dado aos cristãos que se retrataram
        3. Diocleciano até forçou sua esposa e filha cristã a se retratar 
      2. c.310-c.390 - Apollinaris de Laodicéia
        1. Opôs-se a Arius argumentando que Jesus não era totalmente humano afirmando: "O próprio Verbo se fez carne sem ter assumido uma mente humana".
        2. Criticado no Conselho de Constantinopla (381) por sua reação exagerada ao arianismo.
      3. 311-411 - Controvérsia Donatista
        1. Pergunta se lapsi / traditores foram permitidos de volta à Igreja
        2. Algumas igrejas africanas, defendidas por Agostinho, acreditavam que os lapsi eram permitidos de volta à comunhão, pois acreditavam que a pureza e validade da igreja dependiam da pessoa de Jesus Cristo. 
        3. Donatistas, como Petiliano, rejeitaram essa idéia e acreditavam apenas que a igreja poderia consistir apenas de santos e não pecadores. 
      4. 312 - Conversão de Constantino
        1. 28 de outubro de 312 - batalha da ponte de Milvian
        2. Teve uma visão em um sonho que ele deveria conquistar por Cristo
        3. Foi para a batalha e venceu
      5. 313 - Édito de Milão
        1. Cristianismo oficialmente tolerado como religião pelo governo romano
        2. Édito escrito por Galério (c.311)
        3. O cristianismo demonstrado era uma religião reconhecida pelo império
        4. O cristianismo tem uma grande influência agora.
      6. 320 - O arianismo começa a emergir
        1. Fundador Arius (c.250-c.336)
        2. Acredita que Jesus é um ser criado e não Deus por natureza
          1. Aceita que Jesus é totalmente homem, mas nega sua divindade.
          2. Jesus criou do nada - o primogênito de toda criatura
        3. As opiniões de Arius seriam rejeitadas no conselho de Nicéia (325) e, finalmente, em Constantinopla (381) devido aos argumentos de Atanásio e outros. 
      7. 320-5 - Pachomius funda um importante mosteiro em Tabennisi, no Egito. Existem muitos mosteiros no Oriente a essa altura. 
      8. 324 - Eusébio de Ceasarea escreve História da Igreja, que foi um livro fundamental para a compreensão da Igreja primitiva, incluindo a autoria dos Evangelhos.
  2. De Nicéia a Calcedônia (325-451)
    1. 325 - Conselho de Nicéia
      1. O primeiro conselho-chave da Igreja Cristã
      2. Chamado por Constantino com o desejo de alcançar a unidade na cristandade
      3. Começa em 318 e dura vários anos. 
      4. Uma resposta ao arianismo (homoiousia - “de substância similar”) afirmando a ortodoxia (homoousia - “da mesma substância”) 
      5. Afirma que Jesus é totalmente Deus e igual ao Pai "Deus verdadeiro de Deus"
        1. Levanta mais perguntas do que respondeu: nenhum acordo universal foi alcançado
        2. Chalcedon daria definição final
    2. 329-95 - Os pais da Capadócia
      1. Começaram especulações sobre a Trindade através da investigação de como elas são experimentadas 
      2. Defendeu a divindade do Espírito Santo
      3. Teólogos notáveis
        1. Basílio de Cesaréia (c.330-79), que escreveu extensivamente sobre a Trindade e defendeu a divindade do Espírito Santo
        2. Gregório de Nazianzo (329-89) escreveu a Philokalia, que contém extratos de Orígenes e enfatizou a humanidade da encarnação em resposta ao apolinarianismo.
        3. Gregório de Nissa (c.330-c.395) foi um vigoroso defensor da Trindade e da encarnação
    3. 337 - Constantino morre
    4. d. 341 - Eusébio de Nicomedia - famoso bispo ariano que batizou Constantino antes de sua morte e promoveu o arianismo no Concílio de Nicéia.
    5. 346 - Morte de Pachomius, o pai do monasticismo no Oriente
    6. 347-420 - Jerome
      1. Tradutor da Vulgata Latina (404), que seria a Bíblia padrão da cristandade por mais de mil anos
      2. Não aceitou os apócrifos em contraste com Agostinho, mas fez uma tradução apressada dos apócrifos devido à pressão antes de sua morte 
    7. c. 350-428 - Teodoro de Mopsuestia
      1. Acreditado na unidade de Cristo com duas naturezas
      2. Vista condenada nos Concílios de Éfeso (431) e Constantinopla (553)
    8. 354-430 - Agostinho de Hipona
      1. Talvez a mente mais influente da história cristã
      2. Teologia cristã desenvolvida como disciplina acadêmica
      3. Escreveu Cidade de Deus ao demonstrar o cristianismo como um sistema de crenças credível e sua falta de responsabilidade pela queda de Roma
      4. Ajudou a explicar a doutrina da graça, a igreja e os sacramentos e a Trindade
      5. Conceito defendido do pecado original, em contraste com Irineu, que acreditava que alguém é criado bem, mas que é caído por um ato da vontade
        1. O pecado crido como parte de nossa natureza humana
      6. Tinha uma visão linear da história 
    9. c. 375-425 - Controvérsia Pelagiana 
      1. Pelágio era um monge britânico que acreditava na importância da melhoria humana sem a necessidade de ajuda divina.
      2. Os seres humanos acreditavam que poderiam se salvar por obras 
      3. Agostinho respondeu que os seres humanos são caídos pela natureza e precisam da graça de Deus para a salvação
      4. O Concílio de Cartago (418) condenou o pelagianismo e aceitou a visão de Agostinho
    10. 378-444 - Cirilo de Alexandria
      1. Nomeado patriarca em Alexandria em 412.
      2. Produziu declarações importantes em resposta a Nestório, defendendo as duas naturezas de Cristo, e se opôs a ele no Concílio de Éfeso
    11. 381 - O credo de Constantinopla ajudou a resolver a questão trinitária reafirmando a ortodoxia nicena e condenando o arianismo junto com o modalismo.
    12. c.390-c.460 - Magonus Sucatus Patricius (conhecido como Patrick) ajuda a promover o cristianismo na Irlanda
    13. 391 - O edito de Teodósio estabelece o cristianismo como a religião oficial do Império Romano.
    14. Quinto século (mais heresias)
      1. 430 - Queda de Roma e morte de Agostinho
      2. c.431 - Controvérsia com Nestório (d. 451)
        1. Tornou-se patriarca de Constantinopla em 428
        2. Enorme ênfase na humanidade de Cristo, que pareceu aos críticos negar a divindade
        3. Não aceitou Maria como Theotokos (portadora de Deus) e condenou como herege
        4. Queria uma igreja pura, como os donatistas, e não queria que pessoas caducadas tivessem escritório na igreja
      3. 431 - Concílio de Éfeso
        1. Condenou Nestório que afirmou duas naturezas e pessoas em Cristo e rejeitou a noção de Theotokos.     
        2. Theotokos afirmou a noção de que Maria era portadora de Jesus como homem e Deus
        3. Palagianismo condenado também
  3. Calcedônia ao Grande Cisma (451-1054)
    1. 451 - O Conselho de Calcedônia
      1. Calcedônia acabou estabelecendo o padrão para o cristianismo ortodoxo, respondendo a perguntas do conselho de Nicéia e afirmando as declarações de Nicéia, Constantinopla e Éfeso.     
      2. Afirmou que Jesus tinha duas naturezas em contraste com o monofisismo, apolinarianismo e nestorianismo
      3. Nestório estava no exílio e não apareceu no conselho, mas alguns pensam que as conclusões de Calcedônia eram um tanto nestorianas 
    2. c.480-c.550 - Bento de Nursia 
      1. Estabeleceu um mosteiro em Monte Cassino por volta de 525
      2. Influente em fazer com que muitos mosteiros cresçam com sua "Regra de Bento"
      3. O estilo de vida monástico consistia em uma regra, trabalho manual, estudo, etc. 
      4. Muita teologia surgiu em mosteiros, incluindo muitos teólogos-chave como Anselmo de Cantuária, Hugh de São Victor, Tomás de Aquino e Bonaventure
    3. Sexto ao décimo primeiro século (desenvolvimento no leste e oeste)
      1. 527-65 - Reino do Imperador Justiniano no Oriente
        1. A teologia bizantina surgiu durante esse período
        2. Ênfase na salvação entendida em termos de deificação, em contraste com a compreensão jurídica ocidental
      2. c. 555-59 - O Conselho de Toledo introduz a cláusula filioque ao Credo Niceno, que acabaria gerando tensão com os cristãos orientais. 
      3. 664 - O Sínodo de Whitby ajuda a estabelecer o domínio do cristianismo romano na Inglaterra e a aliviar a tensão entre os cristãos do norte e do sul sobre se devem ser fiéis às tradições celtas ou a Roma. 
      4. c.675-c.749 - Vida de São João de Damasco, que ajudou a consolidar a teologia ortodoxa oriental com seu livro de fide orthodoxa ("Sobre a fé ortodoxa"). 
    4. 711-78 - Propagação do Islã - sitiava periodicamente Constantinopla, mas eventualmente teve que se retirar 
    5. 725-842 - Controvérsia iconoclasta
      1. O imperador Leão III (717-42) decidiu destruir ícones, pois pensava que eram barreiras à conversão de judeus e muçulmanos
      2. Principalmente uma questão política com algumas ramificações teológicas
      3. O Papa Gregório III condena o iconoclastia e apoia a veneração das imagens (731)
    6. 787 - Concílio de Nicéia II - condena a iconoclastia que resulta na aceitação da veneração de imagens no cristianismo.  
    7. 800 - Papa proclama Carlos Magno, rei da França; no entanto, o início do império romano sagrado começa com Otto I em 962
    8. c. 860 - Cirilo e Metódio vão como missionários ao povo eslavo e acabam convertendo muitos deles e inventando um alfabeto para eles. 
    9. c.988 - Conversão da Rússia ao cristianismo
    10. c.1033-1109 - Anselmo de Cantuária 
      1. Famoso por suas provas da existência de Deus e uma explicação racional para a morte de Cristo na cruz
      2. Argumento ontológico produzido - argumento do ser - aquilo que nada maior pode ser pensado
      3. Escreveu sua famosa obra Cur Deus Homo - "Por que Deus se tornou homem"
  4. O Grande Cisma da Reforma (1054-1483)
    1. 1054 - Diferenças teológicas entre Oriente e Ocidente que levam a Split
      1. Filioque
        1. O Oriente não aceitou a cláusula filioque "procedente do Pai e do Filho", que foi adicionada ao Credo Niceno pelo Ocidente.
        2. O Ocidente enfatizou essa procissão para se proteger do arianismo 
      2. Diferenças políticas entre falantes de latim e grego
      3. Tentativas do Papa de aumentar a autoridade
      4. Pouca interação teológica
    2. 1078-1142 - Hugh de São Victor 
      1. Discutiu sobre o significado, número e natureza dos sacramentos em seu livro de sacramentis Christianae fidei (“Sobre os sacramentos da fé cristã”)
      2. Ele argumentou que os sacramentos devem ter um elemento material
    3. 1079-1142 - Peter Abelard 
      1. Teólogo e professor de francês na Universidade de Paris
      2. Famoso por sua ênfase nos aspectos subjetivos da expiação
    4. 1095-1204 - Série de cruzadas da igreja por ordem do Papa Urbano II como resultado da preocupação com a aplicação do Islã na Terra Santa
    5. c.1140 - Peter Lombard vai para a Universidade de Paris para ensinar e produzir quatro livros das frases que influenciariam o estilo de escrita de muitos teólogos da idade média
    6. 1200-1500 - O escolasticismo emerge para dominar na Europa
      1. Duas definições 
        1. Um movimento intelectual durante a Idade Média, com ênfase na justificação racional e na apresentação de crenças religiosas
        2. Um método de fazer teologia
      2. Os principais pensadores escolásticos incluem Thomas Aquinas, Duns Scotus e William of Ockham
      3. c.1200-c.1350 - dominado pelo realismo como resultado do trabalho da escola de pensamento schola Augustiniana 
      4. c.1350-c.1500 - dominado pelo nominalismo através do trabalho da escola de pensamento via moderna
    7. 1215 - Quarto Conselho Lateranense
      1. O catolicismo romano tornou-se o que é hoje - aceitação dos sete sacramentos: batismo, comunhão, confirmação, penitência, matrimônio, ordens sagradas e extrema unção
      2. Peter Lombard (c.1168) é o primeiro a listar os sete sacramentos
    8. c.1225-74 - Tomás de Aquino
      1. Um dos pensadores mais importantes da Idade Média
      2. Escreveu extensivamente incluindo Summa contra gentios, que foi usado como uma defesa do cristianismo contra o Islã
      3. Mais tarde, escreveu Summa Theologiae, na qual ele tenta fornecer uma visão abrangente da teologia cristã
      4. Produziu “cinco maneiras” pelas quais ele defende a existência de Deus
      5. Ajudou a esclarecer a relação entre fé e razão
    9. c.1265-1308 - Duns Scotus
      1. Uma das mentes mais brilhantes da Idade Média
      2. Advogado do voluntarismo - a vontade divina tem precedência sobre o intelecto divino
      3. Defendeu a concepção imaculada de Maria
    10. c.1285-1347 - Guilherme de Ockham 
      1. Navalha de Ockham - elimine todas as hipóteses que não são essenciais
      2. Porta aberta para a abordagem pessoal da justificação, uma vez que ele eliminou as complexidades do "hábito da graça criado" de Aquino.
      3. Advogado do nominalismo - ajudado via moderna a continuar
    11. c. 1300-1399 - Controvérsia do hesicismo
      1. Um estilo de meditação pelo qual os participantes foram supostamente capazes de ver a "luz divina"
      2. Advogado por Gregory Palamas (c.1296-1359), entre outros
      3. Os críticos pensaram que não dava uma distinção clara entre humanos e Deus
      4. Palamas fez uma distinção entre as energias divinas e a essência para combater essa afirmação - os humanos podem participar com energias divinas, mas não com a essência divina.
    12. 1300-1500 - A dominação do humanismo na Europa
      1. Uma resposta à imprecisão do escolasticismo
      2. Duas definições básicas
        1. Movimento dedicado ao estudo de línguas clássicas e literatura
        2. Um conjunto de idéias
      3. Erasmus de Roterdã é provavelmente o humanista mais notável 
    13. 1337-1453 - Guerra dos Cem Anos
    14. c. 1450 - Surgimento do Renascimento - um renascimento literário e artístico na Itália dos séculos XIV e XV, devido a:
      1. Vácuo intelectual na Itália
      2. Rica herança do Império Romano
      3. Os intelectuais de língua grega vieram de Constantinopla
    15. 1453 - Queda de Constantinopla aos exércitos muçulmanos; no entanto, eventualmente o Islã é mantido sob controle pela derrota dos mouros na Espanha (c. 1590)
    16. c.1469-1536 - Erasmus de Roterdão 
      1. Considerado escritor humanista mais importante da Renascença
      2. Ajudou a estabelecer bases intelectuais para o protestantismo
      3. Produziu o primeiro texto impresso do Novo Testamento Grego (1516), que resultou em questionamentos das interpretações católicas de passagens nas Escrituras. 
      4. Enfatizou a importância dos leigos no cristianismo
  5. Períodos de Reforma e Pós-Reforma (1483-1750)
    1. 1483-1546 - Martin Luther
      1. Agostiniano Monk que pregou noventa e cinco teses na Igreja de Wittenburg na Alemanha.
      2. Abusos antipatizados na Igreja Católica, como a venda de indulgências, a corrupção do sacerdócio, a dependência de obras para a salvação, etc. 
      3. A justificação acreditada era somente pela fé (sola fide)
      4. Queria debater John Eck, que era um dos principais teólogos católicos
      5. Excomungado em dezembro de 1520
      6. Tentou voltar à Igreja, mas não foi permitido
      7. Queria reformar a Igreja Católica, não iniciar uma nova Igreja. 
    2. 1484-1531 - Ulrich Zwingli
      1. Pastor em Zurique, Suíça, que foi um reduto da Reforma no início da década de 1520
      2. Expôs o texto da Bíblia
      3. Aceitou uma visão simbólica de comunhão e batismo
      4. Não teve a influência de Lutero ou Calvino
    3. 1496-1561 - Menno Simons - argumentou que Jesus nasceu com uma carne celeste e se recebe essa carne celeste durante a comunhão
    4. 1497-1560 - Phillip Melanchthon - um dos primeiros associados de Lutero que ajudou a sistematizar a doutrina luterana com seus Loci Communes e "Apology for the Augsburg Confession".
    5. c. 1499-c.1543 - Sebastian Franck
      1. A verdadeira igreja deixou de existir após os apóstolos
      2. Lutero se opôs a ele afirmando a necessidade de uma igreja institucional
    6. 1504-75 - Heinrich Bullinger - o sucessor de Zwingli
    7. 1509-64
      1. Uma parte do ramo reformado da Reforma Magisterial
      2. Reforma institucional, social e ética 
      3. Definiu o conceito protestante distintivo de justificação forense
      4. Escreveu sua magnum opus Os Institutos da Religião Cristã, que se tornariam o trabalho padrão do pensamento calvinista 
        1. Primeira edição (1536) 
        2. Edição final (1559)
      5. Genebra era o centro do calvinismo religiosa e politicamente
      6. John Knox, um estudante de Calvino, foi o fundador da Igreja Presbiteriana
    8. 1509-47 - Henrique VII rei da Inglaterra
      1. Queria anular seu casamento com Catarina de Aragão devido à sua incapacidade de gerar um filho, mas a Igreja Católica rejeitou sua tentativa
      2. Henry respondeu formando sua própria igreja inglesa conhecida como anglicanismo (1534). 
    9. 1511-1553 - Michael Servetus - um dos principais líderes dos unitaristas que negou a Trindade
    10. 1517 - Início da Reforma
      1. Magisterial - a Igreja tem que se submeter às autoridades do estado algumas vezes
        1. Luterana 
        2. Reformado
      2. Radical - o estado não tem direitos na Igreja
        1. Anabatistas
        2. Outros grupos, incluindo socinianos etc. 
    11. 1519-1605 - Teodoro de Beza - escritor calvinista que ajudou a resumir e esclarecer seus ensinamentos à moda aristotélica com suas Tractationes theologicae ("Tratamentos Teológicos")
    12. c.1520 - Anabatistas 
      1. Conhecidos como rebatizadores - somente os crentes aceitos são batizados por imersão
      2. Surgiu em Zurique por volta de 1520, após as reformas de Zwingli
      3. Apenas pratique as coisas explicitamente ensinadas nas Escrituras. 
      4. Conrad Grebel (c. 1498-1526) argumentou que o batismo infantil, a estreita ligação entre igreja e majestade e a participação dos cristãos na guerra não era bíblica 
    13. 1525-62 - Vida de Lelio Sozini, que foi o fundador da seita sociniana
      1. precursores dos universalistas unitários
      2. negou a Trindade e a Deidade de Cristo
    14. 1540 - Estabelecimento da Companhia de Jesus (jesuítas) para a proclamação do evangelho. 
    15. 1542-1621 - Roberto Bellarmine - Escreveu Disputationes de Controversiis Christianae Fidei (“Disputas sobre as controvérsias da fé cristã”) nas quais ele defendia o catolicismo contra o protestantismo
    16. 1543 - Copérnico publicou seu De revolutionibus orbium coelestium ("Sobre as revoluções dos corpos celestes"), que expunha uma visão heliocêntrica do sistema solar em contraste com a visão geocêntrica da Igreja Católica. A interpretação das passagens bíblicas foi a principal questão do debate. 
    17. 1545-63 - Conselho de Trento 
      1. Parte da Contra-Reforma Católica
      2. Finalidade dupla:
        1. Condenou o luteranismo e outros reformadores afirmando a doutrina da Igreja, incluindo transubstanciação, justificação por obras, necessidade da tradição da Igreja, autoridade de Roma, etc. 
        2. Reformar-se de dentro para remover obstáculos de desprezo
    18. 1546-1595 - Marguerin de la Bigne - escreveu a Bibliotheca Patrum ("Biblioteca dos Pais") que defendia a continuidade entre o catolicismo romano e os pais da igreja
    19. c. 1550-59 - o luteranismo bem estabelecido na Alemanha e resulta em um impasse com o catolicismo romano na região - nenhuma expansão adicional resulta em uma concentração na defesa do luteranismo academicamente.
    20. 1559 - Assentamento Isabelino - declaração sob Elizabeth I que determinava que o Anglicanismo seria a Igreja oficial da Inglaterra
    21. 1559-1622 - O período da ortodoxia
      1. Necessidade de cada uma das denominações protestantes de se distinguir do catolicismo e entre si
      2. O escolasticismo protestante emerge
      3. O luteranismo e o calvinismo diferiram na predestinação
    22. 1582-1637 - Johann Gerhard - ajudou a produzir uma apresentação sistemática da teologia luterana com seus Loci communes theologici ("Teological Commonplaces")
    23. c. 1600-25 - A Igreja Católica condena Galileu por afirmar que a Terra gira em torno do sol. A Igreja Católica não mudaria de opinião, pois poderia abrir as portas para o protestantismo
    24. 1611 - Tiago I autoriza a versão mais popular da Bíblia por trezentos anos - a versão King James 
    25. 1618-1648 - Guerra de 30 anos
      1. Resultou na paz da Vestfália, que permitiu a católicos e protestantes direitos iguais no Sacro Império Romano
      2. Terminou a Reforma e trouxe a Iluminação
      3. Mundo secular na Europa
    26. c. 1650 - Surgimento de quakers
      1. Fundada por George Fox (1624-91)
      2. Ênfase na salvação pessoal e interior
      3. Movimento sob William Penn para vir para a Pensilvânia
    27. 1675 - Surgimento do pietismo com a Pia desideria de Jakob Spener ("desejos piedosos")    
      1. Não gostava da ênfase na doutrina, preferia uma "fé viva" com ênfase no estudo pessoal da Bíblia etc.
      2. Ramificado em diferentes direções, incluindo Nikolas Ludwig Graf von Zinzendorf e John Wesley
    28. 1694-1784 - Escritores da Revolução Francesa
      1. Denis Diderot (1713-1784) - escritor durante a Revolução Francesa que escreveu o Tratado de Tolerância, no qual ele argumentava que o Deísmo não deveria permitir que a religião sobrevivesse devido a suas noções arcaicas e desacreditadas
      2. Jean-Jacques Rousseau (1712-78) - criticou a doutrina do pecado original por impedir o progresso da civilização
      3. Voltaire (1694-1778) - demonstrou em seu Candide as dificuldades de acreditar em um Deus teísta como resultado do mal natural
    29. 1698-92 - John Locke escreve suas Cartas sobre a tolerância, nas quais ele defendia a tolerância religiosa
      1. Argumentos: 
        1. Impossível para o Estado decidir entre reivindicações religiosas concorrentes
        2. A aplicação legal da religião não levaria ao resultado desejado da religião
        3. Os resultados da imposição da uniformidade são muito piores do que permitir a diversidade
      2. Teria um enorme efeito sobre o surgimento dos Estados Unidos
      3. Escreveu a razoabilidade do cristianismo (1695), na qual ele argumentava que as crenças do cristianismo eram racionais e abertas à investigação
    30. 1700-60 - Nikolas Ludwig Graf von Zinzendorf 
      1. Religião enfatizada do coração com base em um relacionamento pessoal com Jesus
      2. FDE Schleiermacher e John Wesley usariam seus pontos de vista
    31. 1703-58 - Jonathan Edwards - pregador e teólogo revivalista em Massachusetts, que ajudou a gerar o Grande Despertar, o que levaria ao questionamento da hierarquia religiosa estabelecida e alimentaria a Revolução Americana.
    32. 1703-91 - John Wesley
      1. Movimento metodista fundado na Igreja da Inglaterra
      2. Percebeu a necessidade de uma fé viva com uma experiência de conversão em 1738, onde sentiu seu coração "estranhamente aquecido"
    33. 1711-1776 - David Hume
      1. Filósofo escocês que rejeitou a credibilidade da crença em milagres
      2. Escreveu Ensaio sobre milagres (1748), no qual argumentava que não há um exemplo moderno de milagre para correlacionar-se com a testemunha do Novo Testamento. 
    34. 1714-70 - George Whitfield - pregou durante o Grande Despertar nas colônias, às vezes para multidões de até 8.000. 
    35. 1720-80 - O Iluminismo começa 
      1. Um movimento para dissipar velhos mitos com o poder da razão humana
      2. Deísmo surgiu - a idéia de que Deus é o Criador do universo, mas não intervém para realizar milagres
      3. O protestantismo recebeu os efeitos do Iluminismo mais rapidamente
      4. Les Philosophes - os escritores do Iluminismo francês
      5. Discrepância entre o Jesus da história e o Cristo da fé
    36. 1724-1804 - Immanuel Kant
      1. Filósofo famoso que sintetizou puro racionalismo e puro empirismo
      2. Escreveu seu famoso livro Critique of Pure Reason (1781)
    37. 1729-81 - Gotthold Ephraim Lessing - representante do Iluminismo alemão que questionou a racionalidade de certas afirmações cristãs, como a credibilidade de acreditar em milagres como a ressurreição.
  6. Cristianismo moderno (1750-Presente)
    1. c. 1750-1800 - Surgimento do puritanismo
      1. Uma forma de protestantismo reformado que enfatizava a aplicação e a experiência espirituais
      2. Os principais teólogos incluem William Perkins (1558-1602), William Ames (1576-1633), John Owen (1618-83) e Richard Baxter (1615-91).    
      3. Grande influência no Novo Mundo através de teólogos como Jonathan Edwards (1703-58), que ajudaram a gerar o Grande Despertar
    2. 1768-1834 - FDE Schleiermacher - um dos principais defensores do romantismo
      1. Reação contra o racionalismo do Iluminismo 
      2. Enfatizou os mistérios da existência humana com imaginação, emoções e sentimentos humanos 
      3. Schleiermacher argumentou em The Christian Faith (1821) que o cristianismo era uma questão de "autoconsciência" e um sentimento de "dependência absoluta". 
    3. 1774 - Lei de Quebec - estabeleceu o catolicismo para os falantes de francês no Canadá, o que alimentou a suspeita americana das tentativas inglesas de fazer o mesmo.  
    4. 1776 - Declaração de Independência
    5. 1789 - Revolução Francesa
      1. fim da monarquia e o estabelecimento de uma república secular
      2. Cristianismo em uma posição frágil - exércitos tomaram parte da Itália e o Papa teve que fugir
    6. 1813-73 - David Livingston - missionário que foi à África (1840) e abriu seu interior ao evangelho
    7. 1818-83 - Karl Marx - Fundador do marxismo
      1. Um entendimento correto dos seres humanos começa com a produção do material
      2. Deus é simplesmente uma projeção da imaginação do homem
      3. A religião resulta da alienação social e econômica - ópio das massas
    8. 1832-1905 - Hudson Taylor, missionário na China 
    9. 1859 - Charles Darwin publica sua Origem das Espécies, pela qual ele defende sua teoria da evolução.
    10. 1873-1929 - Charles Fox Parham - primeiro pensador que enfatizou o falar em línguas e o batismo do Espírito Santo que influenciaria a Missão da Rua Azusa. 
    11. 1875-1965 - Albert Schweitzer - famoso por seu trabalho questionando os pressupostos da "busca pelo Jesus histórico".
    12. 1884-1976 - Rudolph Bultmann - famoso por seu programa de “desmitologização” do Novo Testamento, no qual argumentava que a história não era fundamental para a proclamação cristã
    13. 1884 - Estabelecimento de missões presbiterianas na Coréia - hoje 30% são cristãos
    14. 1886-1968 - Karl Barth - o fundador da neo-ortodoxia
      1. Rejeitou o protestantismo liberal devido à sua visão excessivamente otimista da humanidade à luz da Primeira Guerra Mundial.
      2. Escreveu Dogmatics da Igreja (1936-69), no qual enfatizava a importância de levar a sério a revelação de Deus através das Escrituras.
      3. Aceitou a ressurreição de Jesus como um evento histórico além da investigação crítica
    15. 1886-1965 - Paul Tillich - um dos líderes do protestantismo liberal
      1. A percepção de que o cristianismo precisa de reconstrução como resultado da mudança do mundo - fé na experiência humana. 
      2. Desejado que a teologia estabeleça uma conversa entre a cultura humana e a fé cristã
      3. O protestantismo liberal atingiu o auge nos americanos nas décadas de 1970 e 80.
    16. c. 1890-1900 - O surgimento do modernismo 
      1. Escola de teólogos católicos que eram céticos em relação a algumas das crenças tradicionais da Igreja, especialmente em relação à cristologia e soteriologia
      2. Queria chegar a um acordo com o Iluminismo
      3. Os pensadores incluem Alfred Loisy (1857-1940) e George Tyrrell (1861-1909)
      4. Também incluíram protestantes como Hastings Rashdall (1858-1924), que interpretaram a expiação de Cristo como um exemplo do amor de Deus 
      5. A Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial proibiram o avanço até os anos 60
    17. c. 1900 - Surgimento do evangelicalismo - raízes no século XVIII
      1. Um movimento trans-denominacional com ênfase na autoridade das Escrituras, na singularidade da redenção por meio de Cristo, na necessidade de conversão pessoal e na urgência do evangelismo.
      2. Distinto do fundamentalismo na aceitação de críticas bíblicas responsáveis, ênfase nos principais fundamentos da fé e falta de um movimento isolacionista
      3. Teólogos notáveis ​​incluem Carl FH Henry (n. 1913), James I. Packer (n. 1926) e Clark Pinnock (n. 1939)
    18. 1906-8 - Surgimento do movimento pentecostal / carismático com o renascimento da rua Azusa
      1. Ênfase nos dons espirituais, especialmente falando em línguas
      2. Vários grupos pentecostais, incluindo as Assembléias de Deus, têm suas raízes em Azusa
    19. 1918-Presente - Billy Graham - evangelista influente da Carolina do Norte que pregou o evangelho a centenas de milhões de pessoas
    20. 1922-Present - John Hick - defende uma abordagem pluralista de outras religiões em seu livro God and the Universe of Faiths (1973), pela qual alguém se concentra em Deus e vê as semelhanças entre essas outras religiões como formas válidas de alcançar Deus. 
    21. 1950-60 - Explosão do cristianismo na África - aproximadamente 200 milhões de cristãos em 1980
    22. 1962-5 - Concílio Vaticano II
      1. Discutiu a natureza e o papel da igreja e dos sacramentos e considerou por alguns ter deixado “um sopro de ar fresco” na igreja
      2. Permitida a missa de ser falada de acordo com as línguas nativas, aceita os protestantes como "irmãos separados", etc.
    23. 1964 - Joseph Washington publica seu livro Religião Negra, no qual defende a distinção da religião negra na América do Norte e a necessidade de integração da teologia negra ao protestantismo predominante.
    24. c. 1970 - Surgimento do pós-modernismo
      1. Ideologia cultural geral que rejeita certezas absolutas ou fixas e enfatiza o pluralismo e a divergência 
      2. Colapso da confiança na certeza da verdade
      3. Desconstrução - a identidade e as intenções do autor do texto são irrelevantes - todas as interpretações são igualmente válidas
      4. Pensadores pós-modernos
        1. Ferdinand de Saussure defendeu a arbitrariedade da linguagem
        2. Outros pensadores pós-modernos incluem Jacques Derrida, Michel Foucault e Jean Baudrillard, que argumentam o mesmo
    25. 1970 - James Cone escreve a Teologia Negra da Literatura (1970), na qual apela à noção de Deus como preocupada pelos oprimidos. 
    26. 1971 - O teólogo peruano Gustav Gutierrez escreve sua Teologia da Libertação (1971), na qual fornece uma explicação definitiva da "teologia da libertação" para a América do Sul, especialmente com ênfase em uma reflexão crítica sobre a prática baseada na palavra de Deus.
    27. 1973 - O surgimento do feminismo com os escritos de Mary Daly sobre Além do Deus Pai, em que ela argumenta que o entendimento masculino de Deus e a redenção são incapazes de salvação. 
    28. c. 1974 - Pós-liberalismo
      1. Associado à Yale Divinity School
      2. Ênfase na comunidade com a rejeição de fundamentos universais de conhecimento ou experiência
      3. Enfatiza como as comunidades moldam os pensamentos
      4. George Lindbeck Nature of Doctrine (1984) - argumenta contra uma experiência humana universal que existe à parte da linguagem e da experiência humanas
      5. Moralidade é identificar-se com a visão moral de uma comunidade
    29. 1998 - O filme Jesus é visto por mais de 5 bilhões de pessoas em todo o mundo
    30. 2006 - Os cristãos continuam a ser perseguidos em todo o mundo

Fontes
  • Allister McGrath, Teologia Histórica: Uma Introdução à História do Pensamento Cristão. Malden, MA: Blackwell Publishers, 1998.
  • H. Wayne House, Cartas sobre História da Igreja.

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