- Começos a Constantino (4 aC - 325 dC)
- Primeiro século (a era do Novo Testamento)
- c. 4 aC - Nascimento de Jesus em aproximadamente 4 aC em Belém da Judéia.
- c. 29 dC - Início do ministério público de Jesus.
- c. 33 - Jesus crucificou e ressuscitou.
- c. 33 - Pentecostes com a transmissão do Espírito Santo.
- 35 - A conversão do apóstolo Paulo do judaísmo.
- Autor de treze epístolas do Novo Testamento.
- Enfatiza a morte e ressurreição de Cristo como o meio de salvação.
- c. 41 - Gentios admitidos em comunhão (Atos 15 ), com Tiago como chefe da Igreja.
- c. 45-c.100 - Escrita do Novo Testamento, incluindo as Epístolas (c.48-c.100), Evangelhos Sinópticos (c. 45-70) e os escritos do apóstolo João (c.85-c.100) .
- 48 - O começo das três jornadas missionárias de Paulo pela Europa e Ásia Menor - o cristianismo vai primeiro para o leste.
- 64 - As perseguições nerônicas devido a culpar os cristãos pelos incêndios em Roma resultam na morte de milhares de cristãos.
- c. 67-68 - Pedro e Paulo são executados.
- 66-70 - A destruição do templo de Jerusalém pelo imperador Tito, como resultado de uma revolta judaica, resultou na redefinição da estrutura do judaísmo e Antioquia, tornando-se o centro do cristianismo.
- 81 - Perseguição romana sob Diocleciano. Os judeus expulsam os cristãos das sinagogas.
- c. 85-150 - Escritos de pais apostólicos, incluindo Clemente de Roma, Inácio e Policarpo.
- Clemente de Roma
- Inácio
- Escreveu cartas a caminho de Roma para incentivar as igrejas
- Martírio em 107
- Policarpo (c.69-c.155)
- Discípulo do apóstolo João
- Morre como mártir por volta dos 86 anos de idade, enquanto declara as famosas palavras: “Oitenta e seis anos o servi e ele não me fez mal; como então posso blasfemar contra meu rei que me salvou?
- c. 100 - Morte de João Apóstolo, que foi o último apóstolo vivo.
- Docetismo fortemente oposto à idéia de que Jesus não era totalmente homem.
- Fecha a era apostólica.
- Segundo século (Os começos dos pais)
- 100-130 - O cristianismo representado em vários locais, incluindo, entre outros, Egito, Armênia, França, Grã-Bretanha, Iraque e Irã.
- c. 100-c. 165 - Justino Mártir
- Apologista-chave que escreveu contra o gnosticismo.
- Escreve sua primeira Apologia (c. 155), na qual ele argumenta que traços da verdade cristã podem ser encontrados nos escritores pagãos e na filosofia grega.
- 125 - Cristianismo oficialmente separado do judaísmo
- 125 - Propagação do gnosticismo
- Heresia religiosa dualista - matéria vista como inerentemente má
- Salvação pelo conhecimento (gnose) (Latin scientia) (conhecimento em inglês)
- Deus do Antigo Testamento visto como mau.
- Evangelhos apócrifos escritos como o Evangelho de Tomé, Evangelho de Filipe e Evangelho da Infância de Tomé.
- c. 130-c. 200 - Irineu
- Bispo de Lyon
- Escreveu um tratado famoso contra as heresias, que se tornaria um trabalho significativo contra o gnosticismo
- Apelos às Escrituras como regra de fé - aceita os quatro evangelhos e dezesseis outros livros como canônicos
- Não vê conflito entre Escritura e tradição
- Um discípulo de Policarpo que era discípulo do apóstolo João
- 132-35 - resultados Bar Kohba Revolta / Second judaica rebelião na destruição de Jerusalém
- O judaísmo se afasta de fortes expectativas messiânicas
- Grande parte da população judaica foge para a diáspora
- 140 - O cânon das Escrituras de Marcion inclui Lucas e editou uma versão editada das cartas de Paulo, removendo referências favoráveis ao povo judeu. A ortodoxia acabaria tendo que responder com seu próprio cânone.
- Excomungado da Igreja Cristã
- Acredita-se que Jesus não teve um corpo real nem um nascimento humano devido à corrupção da matéria (docetismo)
- Acreditava que não havia conexão entre o Deus dos judeus e dos cristãos
- c. 150-215 - Clemente de Alexandria
- Professor de Orígenes
- Como Justin Mártir argumentou que o cristianismo levou a bom termo os insights da filosofia grega
- c. 156 - Montanus prega / profetiza uma forma de cristianismo na Ásia Menor chamada Montanismo.
- Alegou receber novas profecias
- Sínodo inicial condena o montanismo
- c.160 - c.225 - tertuliano
- Primeiro teólogo latino chave - considerado pai da teologia latina
- Foi montanista por vários anos antes da conversão para a Ortodoxia
- Defendeu a unidade do Antigo e do Novo Testamento contra Marcion e lançou as bases para a Trindade
- Cético quanto à relação entre o cristianismo e a filosofia grega, afirmando: “O que há em comum entre Atenas e Jerusalém? Entre a academia e a igreja?
- Ataca o monarquianismo a visão de que um Deus muda seu modo de ser
- c. 175 - Tatian - escreveu o Diatessaron - uma harmonia dos evangelhos
- c. 175-200 - Credo do Apóstolo formulado com a forma final no século VIII
- c. 180 - Processo de canonização em grande parte em resposta ao marcionismo - Irineu defende os quatro evangelhos. Cristãos preocupados com a unidade durante este período.
- 180 - Cristianismo em toda a África, até Cartago e além.
- c.185-c.254 - Orígenes
- Escreveu Contra Celso , que foi um trabalho significativo contra objeções pagãs e judaicas ao cristianismo.
- Morreu por ferimentos de perseguição deciana
- Acreditado na preexistência das almas
- Universalismo aceito
- Pensador mais dominante do seu tempo
- Julgado herege no Quinto Concílio Ecumênico
- Ajudou a pavimentar o caminho para a doutrina da Trindade
- 196 - Controvérsia entre Oriente e Ocidente sobre o dia de celebrar a Páscoa.
- Terceiro século (a era da apologética)
- c. 200 - A Igreja reconhece 23 livros do Novo Testamento como canônicos.
- c. 200 - Escola de Alexandria, em Alexandria, Egito, é um centro essencial da apologética cristã.
- Adotou uma interpretação alegórica das Escrituras
- Alguns alexandrinos se envolveram no dualismo platônico
- Responsável por vários apologistas, incluindo Clemente de Alexandria e Orígenes
- c. 200 - Escola de Antioquia era um rival de Alexandria
- Enfatizou uma interpretação literal das Escrituras e a humanidade de Cristo, em contraste com a ênfase de Alexandria em uma interpretação alegórica das Escrituras e da divindade de Cristo.
- Produziu vários teólogos, incluindo Theodore de Mopsuestia e Nestório
- c. 200-250 - O ressurgimento e destaque do modalismo defendido por Sabellius
- A ideia de que há uma pessoa com três modos
- Raízes no final do século II com Noetus e Praxeas
- c. 242 - O maniqueísmo emerge na Pérsia - heresia dualística que nega a humanidade de Cristo e reaparece nos séculos seguintes
- 250 - Perseguição Deciana
- c.250-c.300 - Martirologias escritas pelas quais exaltaram o martírio como um ideal de santidade
- 273 - A Antônia do Egito deixa sua casa para o deserto, buscando um estilo de vida monástico. Isso influenciaria o movimento monástico nos próximos anos.
- c. 292 - Diocleciano divide o Império no Oriente e no Ocidente, o que resulta em menos da influência de Roma
- c.296 - c.373 - Atanásio
- Forte oponente do arianismo e defensor da ortodoxia nicena
- Argumentos para a divindade de Cristo
- Somente Deus pode salvar; Jesus Salva; portanto, Jesus é Deus.
- Os cristãos cometem idolatria se adoram um Jesus que não é totalmente Deus.
- O Atanásio 'Canon lista os atuais 27 livros do Novo Testamento (367)
- Anteriormente, alguns livros foram disputados, como Apocalipse, 2 Pedro, Judas e Hebreus
- Livros não aceitos, como carta de Clemente e Didache
- Quarto século (heresias e conselhos)
- 303 - Perseguição de Diocleciano, que resulta na queima de muitas escrituras e milhares de mortos
- Libelles pacis - certificado dado se alguém se sacrifica ao imperador e aos deuses
- Tratatore - nome dado aos cristãos que se retrataram
- Diocleciano até forçou sua esposa e filha cristã a se retratar
- c.310-c.390 - Apollinaris de Laodicéia
- Opôs-se a Arius argumentando que Jesus não era totalmente humano afirmando: "O próprio Verbo se fez carne sem ter assumido uma mente humana".
- Criticado no Conselho de Constantinopla (381) por sua reação exagerada ao arianismo.
- 311-411 - Controvérsia Donatista
- Pergunta se lapsi / traditores foram permitidos de volta à Igreja
- Algumas igrejas africanas, defendidas por Agostinho, acreditavam que os lapsi eram permitidos de volta à comunhão, pois acreditavam que a pureza e validade da igreja dependiam da pessoa de Jesus Cristo.
- Donatistas, como Petiliano, rejeitaram essa idéia e acreditavam apenas que a igreja poderia consistir apenas de santos e não pecadores.
- 312 - Conversão de Constantino
- 28 de outubro de 312 - batalha da ponte de Milvian
- Teve uma visão em um sonho que ele deveria conquistar por Cristo
- Foi para a batalha e venceu
- 313 - Édito de Milão
- Cristianismo oficialmente tolerado como religião pelo governo romano
- Édito escrito por Galério (c.311)
- O cristianismo demonstrado era uma religião reconhecida pelo império
- O cristianismo tem uma grande influência agora.
- 320 - O arianismo começa a emergir
- Fundador Arius (c.250-c.336)
- Acredita que Jesus é um ser criado e não Deus por natureza
- Aceita que Jesus é totalmente homem, mas nega sua divindade.
- Jesus criou do nada - o primogênito de toda criatura
- As opiniões de Arius seriam rejeitadas no conselho de Nicéia (325) e, finalmente, em Constantinopla (381) devido aos argumentos de Atanásio e outros.
- 320-5 - Pachomius funda um importante mosteiro em Tabennisi, no Egito. Existem muitos mosteiros no Oriente a essa altura.
- 324 - Eusébio de Ceasarea escreve História da Igreja, que foi um livro fundamental para a compreensão da Igreja primitiva, incluindo a autoria dos Evangelhos.
- 303 - Perseguição de Diocleciano, que resulta na queima de muitas escrituras e milhares de mortos
- Primeiro século (a era do Novo Testamento)
- De Nicéia a Calcedônia (325-451)
- 325 - Conselho de Nicéia
- O primeiro conselho-chave da Igreja Cristã
- Chamado por Constantino com o desejo de alcançar a unidade na cristandade
- Começa em 318 e dura vários anos.
- Uma resposta ao arianismo (homoiousia - “de substância similar”) afirmando a ortodoxia (homoousia - “da mesma substância”)
- Afirma que Jesus é totalmente Deus e igual ao Pai "Deus verdadeiro de Deus"
- Levanta mais perguntas do que respondeu: nenhum acordo universal foi alcançado
- Chalcedon daria definição final
- 329-95 - Os pais da Capadócia
- Começaram especulações sobre a Trindade através da investigação de como elas são experimentadas
- Defendeu a divindade do Espírito Santo
- Teólogos notáveis
- Basílio de Cesaréia (c.330-79), que escreveu extensivamente sobre a Trindade e defendeu a divindade do Espírito Santo
- Gregório de Nazianzo (329-89) escreveu a Philokalia, que contém extratos de Orígenes e enfatizou a humanidade da encarnação em resposta ao apolinarianismo.
- Gregório de Nissa (c.330-c.395) foi um vigoroso defensor da Trindade e da encarnação
- 337 - Constantino morre
- d. 341 - Eusébio de Nicomedia - famoso bispo ariano que batizou Constantino antes de sua morte e promoveu o arianismo no Concílio de Nicéia.
- 346 - Morte de Pachomius, o pai do monasticismo no Oriente
- 347-420 - Jerome
- Tradutor da Vulgata Latina (404), que seria a Bíblia padrão da cristandade por mais de mil anos
- Não aceitou os apócrifos em contraste com Agostinho, mas fez uma tradução apressada dos apócrifos devido à pressão antes de sua morte
- c. 350-428 - Teodoro de Mopsuestia
- Acreditado na unidade de Cristo com duas naturezas
- Vista condenada nos Concílios de Éfeso (431) e Constantinopla (553)
- 354-430 - Agostinho de Hipona
- Talvez a mente mais influente da história cristã
- Teologia cristã desenvolvida como disciplina acadêmica
- Escreveu Cidade de Deus ao demonstrar o cristianismo como um sistema de crenças credível e sua falta de responsabilidade pela queda de Roma
- Ajudou a explicar a doutrina da graça, a igreja e os sacramentos e a Trindade
- Conceito defendido do pecado original, em contraste com Irineu, que acreditava que alguém é criado bem, mas que é caído por um ato da vontade
- O pecado crido como parte de nossa natureza humana
- Tinha uma visão linear da história
- c. 375-425 - Controvérsia Pelagiana
- Pelágio era um monge britânico que acreditava na importância da melhoria humana sem a necessidade de ajuda divina.
- Os seres humanos acreditavam que poderiam se salvar por obras
- Agostinho respondeu que os seres humanos são caídos pela natureza e precisam da graça de Deus para a salvação
- O Concílio de Cartago (418) condenou o pelagianismo e aceitou a visão de Agostinho
- 378-444 - Cirilo de Alexandria
- Nomeado patriarca em Alexandria em 412.
- Produziu declarações importantes em resposta a Nestório, defendendo as duas naturezas de Cristo, e se opôs a ele no Concílio de Éfeso
- 381 - O credo de Constantinopla ajudou a resolver a questão trinitária reafirmando a ortodoxia nicena e condenando o arianismo junto com o modalismo.
- c.390-c.460 - Magonus Sucatus Patricius (conhecido como Patrick) ajuda a promover o cristianismo na Irlanda
- 391 - O edito de Teodósio estabelece o cristianismo como a religião oficial do Império Romano.
- Quinto século (mais heresias)
- 430 - Queda de Roma e morte de Agostinho
- c.431 - Controvérsia com Nestório (d. 451)
- Tornou-se patriarca de Constantinopla em 428
- Enorme ênfase na humanidade de Cristo, que pareceu aos críticos negar a divindade
- Não aceitou Maria como Theotokos (portadora de Deus) e condenou como herege
- Queria uma igreja pura, como os donatistas, e não queria que pessoas caducadas tivessem escritório na igreja
- 431 - Concílio de Éfeso
- Condenou Nestório que afirmou duas naturezas e pessoas em Cristo e rejeitou a noção de Theotokos.
- Theotokos afirmou a noção de que Maria era portadora de Jesus como homem e Deus
- Palagianismo condenado também
- 325 - Conselho de Nicéia
- Calcedônia ao Grande Cisma (451-1054)
- 451 - O Conselho de Calcedônia
- Calcedônia acabou estabelecendo o padrão para o cristianismo ortodoxo, respondendo a perguntas do conselho de Nicéia e afirmando as declarações de Nicéia, Constantinopla e Éfeso.
- Afirmou que Jesus tinha duas naturezas em contraste com o monofisismo, apolinarianismo e nestorianismo
- Nestório estava no exílio e não apareceu no conselho, mas alguns pensam que as conclusões de Calcedônia eram um tanto nestorianas
- c.480-c.550 - Bento de Nursia
- Estabeleceu um mosteiro em Monte Cassino por volta de 525
- Influente em fazer com que muitos mosteiros cresçam com sua "Regra de Bento"
- O estilo de vida monástico consistia em uma regra, trabalho manual, estudo, etc.
- Muita teologia surgiu em mosteiros, incluindo muitos teólogos-chave como Anselmo de Cantuária, Hugh de São Victor, Tomás de Aquino e Bonaventure
- Sexto ao décimo primeiro século (desenvolvimento no leste e oeste)
- 527-65 - Reino do Imperador Justiniano no Oriente
- A teologia bizantina surgiu durante esse período
- Ênfase na salvação entendida em termos de deificação, em contraste com a compreensão jurídica ocidental
- c. 555-59 - O Conselho de Toledo introduz a cláusula filioque ao Credo Niceno, que acabaria gerando tensão com os cristãos orientais.
- 664 - O Sínodo de Whitby ajuda a estabelecer o domínio do cristianismo romano na Inglaterra e a aliviar a tensão entre os cristãos do norte e do sul sobre se devem ser fiéis às tradições celtas ou a Roma.
- c.675-c.749 - Vida de São João de Damasco, que ajudou a consolidar a teologia ortodoxa oriental com seu livro de fide orthodoxa ("Sobre a fé ortodoxa").
- 527-65 - Reino do Imperador Justiniano no Oriente
- 711-78 - Propagação do Islã - sitiava periodicamente Constantinopla, mas eventualmente teve que se retirar
- 725-842 - Controvérsia iconoclasta
- O imperador Leão III (717-42) decidiu destruir ícones, pois pensava que eram barreiras à conversão de judeus e muçulmanos
- Principalmente uma questão política com algumas ramificações teológicas
- O Papa Gregório III condena o iconoclastia e apoia a veneração das imagens (731)
- 787 - Concílio de Nicéia II - condena a iconoclastia que resulta na aceitação da veneração de imagens no cristianismo.
- 800 - Papa proclama Carlos Magno, rei da França; no entanto, o início do império romano sagrado começa com Otto I em 962
- c. 860 - Cirilo e Metódio vão como missionários ao povo eslavo e acabam convertendo muitos deles e inventando um alfabeto para eles.
- c.988 - Conversão da Rússia ao cristianismo
- c.1033-1109 - Anselmo de Cantuária
- Famoso por suas provas da existência de Deus e uma explicação racional para a morte de Cristo na cruz
- Argumento ontológico produzido - argumento do ser - aquilo que nada maior pode ser pensado
- Escreveu sua famosa obra Cur Deus Homo - "Por que Deus se tornou homem"
- 451 - O Conselho de Calcedônia
- O Grande Cisma da Reforma (1054-1483)
- 1054 - Diferenças teológicas entre Oriente e Ocidente que levam a Split
- Filioque
- O Oriente não aceitou a cláusula filioque "procedente do Pai e do Filho", que foi adicionada ao Credo Niceno pelo Ocidente.
- O Ocidente enfatizou essa procissão para se proteger do arianismo
- Diferenças políticas entre falantes de latim e grego
- Tentativas do Papa de aumentar a autoridade
- Pouca interação teológica
- Filioque
- 1078-1142 - Hugh de São Victor
- Discutiu sobre o significado, número e natureza dos sacramentos em seu livro de sacramentis Christianae fidei (“Sobre os sacramentos da fé cristã”)
- Ele argumentou que os sacramentos devem ter um elemento material
- 1079-1142 - Peter Abelard
- Teólogo e professor de francês na Universidade de Paris
- Famoso por sua ênfase nos aspectos subjetivos da expiação
- 1095-1204 - Série de cruzadas da igreja por ordem do Papa Urbano II como resultado da preocupação com a aplicação do Islã na Terra Santa
- c.1140 - Peter Lombard vai para a Universidade de Paris para ensinar e produzir quatro livros das frases que influenciariam o estilo de escrita de muitos teólogos da idade média
- 1200-1500 - O escolasticismo emerge para dominar na Europa
- Duas definições
- Um movimento intelectual durante a Idade Média, com ênfase na justificação racional e na apresentação de crenças religiosas
- Um método de fazer teologia
- Os principais pensadores escolásticos incluem Thomas Aquinas, Duns Scotus e William of Ockham
- c.1200-c.1350 - dominado pelo realismo como resultado do trabalho da escola de pensamento schola Augustiniana
- c.1350-c.1500 - dominado pelo nominalismo através do trabalho da escola de pensamento via moderna
- Duas definições
- 1215 - Quarto Conselho Lateranense
- O catolicismo romano tornou-se o que é hoje - aceitação dos sete sacramentos: batismo, comunhão, confirmação, penitência, matrimônio, ordens sagradas e extrema unção
- Peter Lombard (c.1168) é o primeiro a listar os sete sacramentos
- c.1225-74 - Tomás de Aquino
- Um dos pensadores mais importantes da Idade Média
- Escreveu extensivamente incluindo Summa contra gentios, que foi usado como uma defesa do cristianismo contra o Islã
- Mais tarde, escreveu Summa Theologiae, na qual ele tenta fornecer uma visão abrangente da teologia cristã
- Produziu “cinco maneiras” pelas quais ele defende a existência de Deus
- Ajudou a esclarecer a relação entre fé e razão
- c.1265-1308 - Duns Scotus
- Uma das mentes mais brilhantes da Idade Média
- Advogado do voluntarismo - a vontade divina tem precedência sobre o intelecto divino
- Defendeu a concepção imaculada de Maria
- c.1285-1347 - Guilherme de Ockham
- Navalha de Ockham - elimine todas as hipóteses que não são essenciais
- Porta aberta para a abordagem pessoal da justificação, uma vez que ele eliminou as complexidades do "hábito da graça criado" de Aquino.
- Advogado do nominalismo - ajudado via moderna a continuar
- c. 1300-1399 - Controvérsia do hesicismo
- Um estilo de meditação pelo qual os participantes foram supostamente capazes de ver a "luz divina"
- Advogado por Gregory Palamas (c.1296-1359), entre outros
- Os críticos pensaram que não dava uma distinção clara entre humanos e Deus
- Palamas fez uma distinção entre as energias divinas e a essência para combater essa afirmação - os humanos podem participar com energias divinas, mas não com a essência divina.
- 1300-1500 - A dominação do humanismo na Europa
- Uma resposta à imprecisão do escolasticismo
- Duas definições básicas
- Movimento dedicado ao estudo de línguas clássicas e literatura
- Um conjunto de idéias
- Erasmus de Roterdã é provavelmente o humanista mais notável
- 1337-1453 - Guerra dos Cem Anos
- c. 1450 - Surgimento do Renascimento - um renascimento literário e artístico na Itália dos séculos XIV e XV, devido a:
- Vácuo intelectual na Itália
- Rica herança do Império Romano
- Os intelectuais de língua grega vieram de Constantinopla
- 1453 - Queda de Constantinopla aos exércitos muçulmanos; no entanto, eventualmente o Islã é mantido sob controle pela derrota dos mouros na Espanha (c. 1590)
- c.1469-1536 - Erasmus de Roterdão
- Considerado escritor humanista mais importante da Renascença
- Ajudou a estabelecer bases intelectuais para o protestantismo
- Produziu o primeiro texto impresso do Novo Testamento Grego (1516), que resultou em questionamentos das interpretações católicas de passagens nas Escrituras.
- Enfatizou a importância dos leigos no cristianismo
- 1054 - Diferenças teológicas entre Oriente e Ocidente que levam a Split
- Períodos de Reforma e Pós-Reforma (1483-1750)
- 1483-1546 - Martin Luther
- Agostiniano Monk que pregou noventa e cinco teses na Igreja de Wittenburg na Alemanha.
- Abusos antipatizados na Igreja Católica, como a venda de indulgências, a corrupção do sacerdócio, a dependência de obras para a salvação, etc.
- A justificação acreditada era somente pela fé (sola fide)
- Queria debater John Eck, que era um dos principais teólogos católicos
- Excomungado em dezembro de 1520
- Tentou voltar à Igreja, mas não foi permitido
- Queria reformar a Igreja Católica, não iniciar uma nova Igreja.
- 1484-1531 - Ulrich Zwingli
- Pastor em Zurique, Suíça, que foi um reduto da Reforma no início da década de 1520
- Expôs o texto da Bíblia
- Aceitou uma visão simbólica de comunhão e batismo
- Não teve a influência de Lutero ou Calvino
- 1496-1561 - Menno Simons - argumentou que Jesus nasceu com uma carne celeste e se recebe essa carne celeste durante a comunhão
- 1497-1560 - Phillip Melanchthon - um dos primeiros associados de Lutero que ajudou a sistematizar a doutrina luterana com seus Loci Communes e "Apology for the Augsburg Confession".
- c. 1499-c.1543 - Sebastian Franck
- A verdadeira igreja deixou de existir após os apóstolos
- Lutero se opôs a ele afirmando a necessidade de uma igreja institucional
- 1504-75 - Heinrich Bullinger - o sucessor de Zwingli
- 1509-64
- Uma parte do ramo reformado da Reforma Magisterial
- Reforma institucional, social e ética
- Definiu o conceito protestante distintivo de justificação forense
- Escreveu sua magnum opus Os Institutos da Religião Cristã, que se tornariam o trabalho padrão do pensamento calvinista
- Primeira edição (1536)
- Edição final (1559)
- Genebra era o centro do calvinismo religiosa e politicamente
- John Knox, um estudante de Calvino, foi o fundador da Igreja Presbiteriana
- 1509-47 - Henrique VII rei da Inglaterra
- Queria anular seu casamento com Catarina de Aragão devido à sua incapacidade de gerar um filho, mas a Igreja Católica rejeitou sua tentativa
- Henry respondeu formando sua própria igreja inglesa conhecida como anglicanismo (1534).
- 1511-1553 - Michael Servetus - um dos principais líderes dos unitaristas que negou a Trindade
- 1517 - Início da Reforma
- Magisterial - a Igreja tem que se submeter às autoridades do estado algumas vezes
- Luterana
- Reformado
- Radical - o estado não tem direitos na Igreja
- Anabatistas
- Outros grupos, incluindo socinianos etc.
- Magisterial - a Igreja tem que se submeter às autoridades do estado algumas vezes
- 1519-1605 - Teodoro de Beza - escritor calvinista que ajudou a resumir e esclarecer seus ensinamentos à moda aristotélica com suas Tractationes theologicae ("Tratamentos Teológicos")
- c.1520 - Anabatistas
- Conhecidos como rebatizadores - somente os crentes aceitos são batizados por imersão
- Surgiu em Zurique por volta de 1520, após as reformas de Zwingli
- Apenas pratique as coisas explicitamente ensinadas nas Escrituras.
- Conrad Grebel (c. 1498-1526) argumentou que o batismo infantil, a estreita ligação entre igreja e majestade e a participação dos cristãos na guerra não era bíblica
- 1525-62 - Vida de Lelio Sozini, que foi o fundador da seita sociniana
- precursores dos universalistas unitários
- negou a Trindade e a Deidade de Cristo
- 1540 - Estabelecimento da Companhia de Jesus (jesuítas) para a proclamação do evangelho.
- 1542-1621 - Roberto Bellarmine - Escreveu Disputationes de Controversiis Christianae Fidei (“Disputas sobre as controvérsias da fé cristã”) nas quais ele defendia o catolicismo contra o protestantismo
- 1543 - Copérnico publicou seu De revolutionibus orbium coelestium ("Sobre as revoluções dos corpos celestes"), que expunha uma visão heliocêntrica do sistema solar em contraste com a visão geocêntrica da Igreja Católica. A interpretação das passagens bíblicas foi a principal questão do debate.
- 1545-63 - Conselho de Trento
- Parte da Contra-Reforma Católica
- Finalidade dupla:
- Condenou o luteranismo e outros reformadores afirmando a doutrina da Igreja, incluindo transubstanciação, justificação por obras, necessidade da tradição da Igreja, autoridade de Roma, etc.
- Reformar-se de dentro para remover obstáculos de desprezo
- 1546-1595 - Marguerin de la Bigne - escreveu a Bibliotheca Patrum ("Biblioteca dos Pais") que defendia a continuidade entre o catolicismo romano e os pais da igreja
- c. 1550-59 - o luteranismo bem estabelecido na Alemanha e resulta em um impasse com o catolicismo romano na região - nenhuma expansão adicional resulta em uma concentração na defesa do luteranismo academicamente.
- 1559 - Assentamento Isabelino - declaração sob Elizabeth I que determinava que o Anglicanismo seria a Igreja oficial da Inglaterra
- 1559-1622 - O período da ortodoxia
- Necessidade de cada uma das denominações protestantes de se distinguir do catolicismo e entre si
- O escolasticismo protestante emerge
- O luteranismo e o calvinismo diferiram na predestinação
- 1582-1637 - Johann Gerhard - ajudou a produzir uma apresentação sistemática da teologia luterana com seus Loci communes theologici ("Teological Commonplaces")
- c. 1600-25 - A Igreja Católica condena Galileu por afirmar que a Terra gira em torno do sol. A Igreja Católica não mudaria de opinião, pois poderia abrir as portas para o protestantismo
- 1611 - Tiago I autoriza a versão mais popular da Bíblia por trezentos anos - a versão King James
- 1618-1648 - Guerra de 30 anos
- Resultou na paz da Vestfália, que permitiu a católicos e protestantes direitos iguais no Sacro Império Romano
- Terminou a Reforma e trouxe a Iluminação
- Mundo secular na Europa
- c. 1650 - Surgimento de quakers
- Fundada por George Fox (1624-91)
- Ênfase na salvação pessoal e interior
- Movimento sob William Penn para vir para a Pensilvânia
- 1675 - Surgimento do pietismo com a Pia desideria de Jakob Spener ("desejos piedosos")
- Não gostava da ênfase na doutrina, preferia uma "fé viva" com ênfase no estudo pessoal da Bíblia etc.
- Ramificado em diferentes direções, incluindo Nikolas Ludwig Graf von Zinzendorf e John Wesley
- 1694-1784 - Escritores da Revolução Francesa
- Denis Diderot (1713-1784) - escritor durante a Revolução Francesa que escreveu o Tratado de Tolerância, no qual ele argumentava que o Deísmo não deveria permitir que a religião sobrevivesse devido a suas noções arcaicas e desacreditadas
- Jean-Jacques Rousseau (1712-78) - criticou a doutrina do pecado original por impedir o progresso da civilização
- Voltaire (1694-1778) - demonstrou em seu Candide as dificuldades de acreditar em um Deus teísta como resultado do mal natural
- 1698-92 - John Locke escreve suas Cartas sobre a tolerância, nas quais ele defendia a tolerância religiosa
- Argumentos:
- Impossível para o Estado decidir entre reivindicações religiosas concorrentes
- A aplicação legal da religião não levaria ao resultado desejado da religião
- Os resultados da imposição da uniformidade são muito piores do que permitir a diversidade
- Teria um enorme efeito sobre o surgimento dos Estados Unidos
- Escreveu a razoabilidade do cristianismo (1695), na qual ele argumentava que as crenças do cristianismo eram racionais e abertas à investigação
- Argumentos:
- 1700-60 - Nikolas Ludwig Graf von Zinzendorf
- Religião enfatizada do coração com base em um relacionamento pessoal com Jesus
- FDE Schleiermacher e John Wesley usariam seus pontos de vista
- 1703-58 - Jonathan Edwards - pregador e teólogo revivalista em Massachusetts, que ajudou a gerar o Grande Despertar, o que levaria ao questionamento da hierarquia religiosa estabelecida e alimentaria a Revolução Americana.
- 1703-91 - John Wesley
- Movimento metodista fundado na Igreja da Inglaterra
- Percebeu a necessidade de uma fé viva com uma experiência de conversão em 1738, onde sentiu seu coração "estranhamente aquecido"
- 1711-1776 - David Hume
- Filósofo escocês que rejeitou a credibilidade da crença em milagres
- Escreveu Ensaio sobre milagres (1748), no qual argumentava que não há um exemplo moderno de milagre para correlacionar-se com a testemunha do Novo Testamento.
- 1714-70 - George Whitfield - pregou durante o Grande Despertar nas colônias, às vezes para multidões de até 8.000.
- 1720-80 - O Iluminismo começa
- Um movimento para dissipar velhos mitos com o poder da razão humana
- Deísmo surgiu - a idéia de que Deus é o Criador do universo, mas não intervém para realizar milagres
- O protestantismo recebeu os efeitos do Iluminismo mais rapidamente
- Les Philosophes - os escritores do Iluminismo francês
- Discrepância entre o Jesus da história e o Cristo da fé
- 1724-1804 - Immanuel Kant
- Filósofo famoso que sintetizou puro racionalismo e puro empirismo
- Escreveu seu famoso livro Critique of Pure Reason (1781)
- 1729-81 - Gotthold Ephraim Lessing - representante do Iluminismo alemão que questionou a racionalidade de certas afirmações cristãs, como a credibilidade de acreditar em milagres como a ressurreição.
- 1483-1546 - Martin Luther
- Cristianismo moderno (1750-Presente)
- c. 1750-1800 - Surgimento do puritanismo
- Uma forma de protestantismo reformado que enfatizava a aplicação e a experiência espirituais
- Os principais teólogos incluem William Perkins (1558-1602), William Ames (1576-1633), John Owen (1618-83) e Richard Baxter (1615-91).
- Grande influência no Novo Mundo através de teólogos como Jonathan Edwards (1703-58), que ajudaram a gerar o Grande Despertar
- 1768-1834 - FDE Schleiermacher - um dos principais defensores do romantismo
- Reação contra o racionalismo do Iluminismo
- Enfatizou os mistérios da existência humana com imaginação, emoções e sentimentos humanos
- Schleiermacher argumentou em The Christian Faith (1821) que o cristianismo era uma questão de "autoconsciência" e um sentimento de "dependência absoluta".
- 1774 - Lei de Quebec - estabeleceu o catolicismo para os falantes de francês no Canadá, o que alimentou a suspeita americana das tentativas inglesas de fazer o mesmo.
- 1776 - Declaração de Independência
- 1789 - Revolução Francesa
- fim da monarquia e o estabelecimento de uma república secular
- Cristianismo em uma posição frágil - exércitos tomaram parte da Itália e o Papa teve que fugir
- 1813-73 - David Livingston - missionário que foi à África (1840) e abriu seu interior ao evangelho
- 1818-83 - Karl Marx - Fundador do marxismo
- Um entendimento correto dos seres humanos começa com a produção do material
- Deus é simplesmente uma projeção da imaginação do homem
- A religião resulta da alienação social e econômica - ópio das massas
- 1832-1905 - Hudson Taylor, missionário na China
- 1859 - Charles Darwin publica sua Origem das Espécies, pela qual ele defende sua teoria da evolução.
- 1873-1929 - Charles Fox Parham - primeiro pensador que enfatizou o falar em línguas e o batismo do Espírito Santo que influenciaria a Missão da Rua Azusa.
- 1875-1965 - Albert Schweitzer - famoso por seu trabalho questionando os pressupostos da "busca pelo Jesus histórico".
- 1884-1976 - Rudolph Bultmann - famoso por seu programa de “desmitologização” do Novo Testamento, no qual argumentava que a história não era fundamental para a proclamação cristã
- 1884 - Estabelecimento de missões presbiterianas na Coréia - hoje 30% são cristãos
- 1886-1968 - Karl Barth - o fundador da neo-ortodoxia
- Rejeitou o protestantismo liberal devido à sua visão excessivamente otimista da humanidade à luz da Primeira Guerra Mundial.
- Escreveu Dogmatics da Igreja (1936-69), no qual enfatizava a importância de levar a sério a revelação de Deus através das Escrituras.
- Aceitou a ressurreição de Jesus como um evento histórico além da investigação crítica
- 1886-1965 - Paul Tillich - um dos líderes do protestantismo liberal
- A percepção de que o cristianismo precisa de reconstrução como resultado da mudança do mundo - fé na experiência humana.
- Desejado que a teologia estabeleça uma conversa entre a cultura humana e a fé cristã
- O protestantismo liberal atingiu o auge nos americanos nas décadas de 1970 e 80.
- c. 1890-1900 - O surgimento do modernismo
- Escola de teólogos católicos que eram céticos em relação a algumas das crenças tradicionais da Igreja, especialmente em relação à cristologia e soteriologia
- Queria chegar a um acordo com o Iluminismo
- Os pensadores incluem Alfred Loisy (1857-1940) e George Tyrrell (1861-1909)
- Também incluíram protestantes como Hastings Rashdall (1858-1924), que interpretaram a expiação de Cristo como um exemplo do amor de Deus
- A Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial proibiram o avanço até os anos 60
- c. 1900 - Surgimento do evangelicalismo - raízes no século XVIII
- Um movimento trans-denominacional com ênfase na autoridade das Escrituras, na singularidade da redenção por meio de Cristo, na necessidade de conversão pessoal e na urgência do evangelismo.
- Distinto do fundamentalismo na aceitação de críticas bíblicas responsáveis, ênfase nos principais fundamentos da fé e falta de um movimento isolacionista
- Teólogos notáveis incluem Carl FH Henry (n. 1913), James I. Packer (n. 1926) e Clark Pinnock (n. 1939)
- 1906-8 - Surgimento do movimento pentecostal / carismático com o renascimento da rua Azusa
- Ênfase nos dons espirituais, especialmente falando em línguas
- Vários grupos pentecostais, incluindo as Assembléias de Deus, têm suas raízes em Azusa
- 1918-Presente - Billy Graham - evangelista influente da Carolina do Norte que pregou o evangelho a centenas de milhões de pessoas
- 1922-Present - John Hick - defende uma abordagem pluralista de outras religiões em seu livro God and the Universe of Faiths (1973), pela qual alguém se concentra em Deus e vê as semelhanças entre essas outras religiões como formas válidas de alcançar Deus.
- 1950-60 - Explosão do cristianismo na África - aproximadamente 200 milhões de cristãos em 1980
- 1962-5 - Concílio Vaticano II
- Discutiu a natureza e o papel da igreja e dos sacramentos e considerou por alguns ter deixado “um sopro de ar fresco” na igreja
- Permitida a missa de ser falada de acordo com as línguas nativas, aceita os protestantes como "irmãos separados", etc.
- 1964 - Joseph Washington publica seu livro Religião Negra, no qual defende a distinção da religião negra na América do Norte e a necessidade de integração da teologia negra ao protestantismo predominante.
- c. 1970 - Surgimento do pós-modernismo
- Ideologia cultural geral que rejeita certezas absolutas ou fixas e enfatiza o pluralismo e a divergência
- Colapso da confiança na certeza da verdade
- Desconstrução - a identidade e as intenções do autor do texto são irrelevantes - todas as interpretações são igualmente válidas
- Pensadores pós-modernos
- Ferdinand de Saussure defendeu a arbitrariedade da linguagem
- Outros pensadores pós-modernos incluem Jacques Derrida, Michel Foucault e Jean Baudrillard, que argumentam o mesmo
- 1970 - James Cone escreve a Teologia Negra da Literatura (1970), na qual apela à noção de Deus como preocupada pelos oprimidos.
- 1971 - O teólogo peruano Gustav Gutierrez escreve sua Teologia da Libertação (1971), na qual fornece uma explicação definitiva da "teologia da libertação" para a América do Sul, especialmente com ênfase em uma reflexão crítica sobre a prática baseada na palavra de Deus.
- 1973 - O surgimento do feminismo com os escritos de Mary Daly sobre Além do Deus Pai, em que ela argumenta que o entendimento masculino de Deus e a redenção são incapazes de salvação.
- c. 1974 - Pós-liberalismo
- Associado à Yale Divinity School
- Ênfase na comunidade com a rejeição de fundamentos universais de conhecimento ou experiência
- Enfatiza como as comunidades moldam os pensamentos
- George Lindbeck Nature of Doctrine (1984) - argumenta contra uma experiência humana universal que existe à parte da linguagem e da experiência humanas
- Moralidade é identificar-se com a visão moral de uma comunidade
- 1998 - O filme Jesus é visto por mais de 5 bilhões de pessoas em todo o mundo
- 2006 - Os cristãos continuam a ser perseguidos em todo o mundo
- c. 1750-1800 - Surgimento do puritanismo
Fontes
- Allister McGrath, Teologia Histórica: Uma Introdução à História do Pensamento Cristão. Malden, MA: Blackwell Publishers, 1998.
- H. Wayne House, Cartas sobre História da Igreja.
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