Esta lista de termos usados pela igreja católica é breve e sucinta. Deve ajudar aqueles que estão aprendendo sobre o catolicismo e que desejam conhecer os católicos em seus termos.
Por Daniel Emídio
Sim, sou protestante e ando lendo sobre teologia católica. Não porque tenho alguma dúvida sobre minha fé protestante, antes que alguém pergunte. Mas, sim pelo motivo de investigar as verdades e questões teológicas.
Tal comportamento não é novidade. Quem já leu meia duzia dos artigos que eu já publiquei neste blog notou que a temática católica está sempre como fonte de estudo.Agora, nesse post, o objeto de investigação do catolicismo é uma lista da terminologia usada em sua teologia.
Esta lista de termos usados pela igreja católica é breve e sucinta. Deve ajudar aqueles que estão aprendendo sobre o catolicismo e que desejam conhecer os católicos em seus termos.
Tal comportamento não é novidade. Quem já leu meia duzia dos artigos que eu já publiquei neste blog notou que a temática católica está sempre como fonte de estudo.Agora, nesse post, o objeto de investigação do catolicismo é uma lista da terminologia usada em sua teologia.
Esta lista de termos usados pela igreja católica é breve e sucinta. Deve ajudar aqueles que estão aprendendo sobre o catolicismo e que desejam conhecer os católicos em seus termos.
- Absolvição - O ato de libertar alguém de seu pecado por Deus através dos meios de um sacerdote.
- Graça real - as intervenções de Deus, seja no início da conversão ou no curso da obra da santificação.
- Pecado real - Qualquer pecado que uma pessoa cometa.
- Adoração - Adoração dirigida a Deus.
- Anulação - Uma declaração da Igreja Católica Romana de que um casamento em particular nunca ocorreu.
- Anunciação - Quando o anjo Gabriel disse a Maria que ela seria a mãe do Messias.
- Unção dos enfermos - sacramento católico romano com o objetivo de curar os enfermos.
- Apócrifos - Os apócrifos consistem em um conjunto de livros escritos entre aproximadamente 400 aC e o tempo de Cristo. Eles são rejeitados pela igreja protestante, mas muitos dos livros apócrifos são aceitos pela Igreja Católica Romana, como Tobit, Judith, Macabeus 1 e 2, Sabedoria de Salomão, Sirach (também conhecido como Ecclesiasticus) e Baruch.
- Sucessão Apostólica - O ensino católico romano de que há uma linha direta de descendentes com sua autoridade necessária que procede dos apóstolos originais na linha de bispos da Igreja Católica Romana.
- Arcebispo - O bispo de uma diocese que exerce funções de liderança.
- Suposição - A tomada do corpo e da alma de Maria, por Deus, na glória. A doutrina católica, aparentemente, não afirma se Maria morreu ou não, mas a tradição sustenta que ela morreu e foi imediatamente assumida no céu, tanto de corpo quanto de alma.
- Batismo - Um dos sete sacramentos que tira o pecado original e o pecado real.
- Embelezamento - Uma declaração oficial da Igreja Católica Romana relativa a um homem ou mulher em particular, que devido a uma vida santa, pode ser venerada por um grupo específico de pessoas.
- Bênção - Um culto centrado no sacramento.
- Bispo - O chefe de uma diocese, sucessor dos apóstolos.
- Santíssimo Sacramento - Os elementos da ceia da comunhão, pão e vinho, que se tornam o corpo e o sangue de Cristo. É oferecido no altar da igreja.
- Bula - Um documento oficial do Papa no qual é feita uma declaração.
- Canon - Uma declaração oficial e decreto sobre um assunto referente à ordem e prática da igreja, feito por um papa ou Conselho Geral.
- Canonização - Uma declaração infalível do papa de que um cristão em particular que foi previamente embelezado merece uma veneração por toda a igreja católica romana.
- Pecados capitais - As sete causas de todo pecado: orgulho, cobiça, luxúria, raiva, gula, inveja, preguiça.
- Catecismo - Um corpo sistematicamente organizado de ensino da igreja.
- Cálice - Um copo feito de ouro ou prata que é usado para conter o vinho que deve ser consagrado na massa.
- Carisma - Um dom do Espírito Santo dado a um indivíduo para realizar ações específicas
- Confissão - Contar pecados a um padre e o Senhor perdoa a pessoa através do padre.
- Confessional - Um pequeno compartimento onde o padre ouve os pecados confessados de um pecador.
- Confirmação - Uma cerimônia realizada por um bispo que deveria fortalecer uma pessoa e permitir que ela resistisse ao pecado. Geralmente é feito aos 12 anos de idade. O bispo mergulha o polegar direito em óleo sagrado e unge a pessoa na testa, fazendo o sinal da cruz e diz: "Seja selado com o dom do Espírito Santo".
- Consagração - Um momento durante a cerimônia da missa em que Deus, supostamente através do sacerdote, transforma pão e vinho no corpo e no sangue de Jesus.
- Contrição - extrema tristeza por ter pecado com profundo arrependimento em relação a esse pecado.
- Convento - Uma comunidade de freiras geralmente reunidas em um prédio ou prédios onde vivem e desempenham deveres ascéticos a serviço da Igreja Católica.
- Depósito da Fé - A totalidade dos ensinamentos fiéis contidos nas, digamos, boas Escrituras e tradições que foram passadas do tempo dos apóstolos até o presente.
- Diocese - Área de muitas paróquias presidida por um bispo.
- Dulia - A honra dada a santos e anjos. veja hiperdulia
- Encíclica - Uma carta escrita pelo papa endereçada aos bispos.
- Eucaristia - Os elementos da ceia da comunhão onde o pão e o vinho são o corpo e o sangue de Cristo.
- Excomungar - O castigo de impedir uma pessoa de receber os sacramentos e a exclusão da comunhão da igreja.
- Adoração Eucarística - A prática em que o "sacramento abençoado", a Eucaristia (que supostamente se tornou o corpo e o sangue de Cristo) é exibida em um monstruoso e adorado pelos católicos.
- Oração Eucarística - A oração que ocorre durante a missa e contém ação de graças e consagração.
- Unção extrema - Um sacramento dado a uma pessoa que está doente ou corre o risco de morrer. A intenção é fortalecer a alma da pessoa e ajudar seu amor a ser puro, para que eles possam entrar no céu. Isso é feito através da oração e da unção de óleo. Isso também é conhecido como Unção dos Enfermos ou Sacramento dos Enfermos.
- Pais da Igreja - Aqueles professores da igreja primitiva nos primeiros séculos da igreja cristã.
- Filioque - Um termo que significa "e do Filho" e lida com a posição que o Espírito Santo procede do pai e do Filho.
- Primeira Comunhão - A primeira vez que o sacramento da comunhão é levado por um indivíduo.
- Fonte - Uma tigela em uma igreja católica romana usada para conter a água usada para o batismo.
- Anjo da Guarda - Um anjo especial designado por Deus para cada pessoa, a fim de proteger e guiar essa pessoa com o objetivo de alcançar o céu.
- Graça habitual - A disposição permanente de viver e agir de acordo com o chamado de Deus.
- Ave Maria - A oração também conhecida como Ave Maria, que é uma oração de louvor a Deus pelo que ele fez com e através de Maria, a mãe de Jesus.
- Heresia - Negação das verdades encontradas na Igreja Católica.
- Ordens Sagradas - Um dos sete sacramentos pelos quais homens, bispo, diáconos e sacerdotes recebem o poder e a autoridade de um bispo para oferecer sacrifício e perdoar pecados.
- Santa Sé - A sede da autoridade final para toda a Igreja Católica Romana localizada em Roma e posicionada sob a liderança do papa.
- Água Benta - Água especial que foi abençoada por um padre, bispo etc. ou uma cerimônia litúrgica. É usado para trazer uma bênção a uma pessoa quando aplicada.
- Anfitrião - O pão na ceia da comunhão que é transformado no corpo de Cristo.
- Hiperdulia - honra e louvor dado apenas à bem-aventurada Virgem Maria.
- Imaculada Conceição - O ensino de que Maria foi concebida sem pecado original.
- Imprimatur - Permissão necessária para imprimir certos tipos de livros religiosos.
- Indulgência - Uma indulgência é um meio pelo qual a igreja católica tira parte ou toda a punição devida ao cristão nesta vida e / ou purgatório por causa de seu pecado, mesmo que esse pecado tenha sido perdoado. Esse castigo é mais frequente no purgatório, mas também pode ser sofrido nesta vida. Portanto, as indulgências removem o tempo necessário para serem gastos no purgatório. Veja também indulgência parcial e indulgência plenária.
- Infalibilidade - O dom do Espírito Santo pelo qual os professores oficiais da Igreja Católica Romana tinham autoridade para ensinar doutrina e moral sem erro.
- Inquisição - O tribunal estabelecido pela Igreja Católica no século XIII para parar e punir os hereges. Se os indivíduos não se retratassem, seriam entregues ao governo secular para punição - geralmente resultando em morte.
- INRI - A primeira letra de quatro palavras latinas que foram escritas na cruz, Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum, que significa Jesus de Nazaré, rei dos judeus.
- Jesuíta - Uma ordem religiosa de padres da Igreja Católica que é oficialmente conhecida como a Sociedade de Jesus.
- Leigos - Os membros da igreja católica que não fazem parte do clero. Eles não são ordenados.
- Rito Latino - As práticas religiosas tradicionais e a liturgia da igreja ocidental que é distinta da igreja no leste.
- Latria - O louvor e honra devidos somente a Deus.
- Legado - Um funcionário que foi nomeado embaixador do Papa.
- Quaresma - Um período de quarenta dias entre a quarta feira de cinzas e o domingo de Páscoa. Geralmente é acompanhado por alguma forma de oração e jejum.
- Limbo - Na vida após a morte, é o lugar de existência para quem não merece o céu nem o inferno.
- Litania - Uma forma de oração em que um sacerdote recita certas frases e a congregação responde com um conjunto de frases.
- Liturgia - Uma forma de culto religioso público com padrões e tradições particulares.
- Madonna - Outro título para a Virgem Maria.
- Magistério - A autoridade divinamente designada na Igreja Católica, composta pelo Papa e pelos Bispos, cujo objetivo é ensinar e estabelecer a verdadeira fé sem erro. Somente o magistério, de acordo com o catolicismo, tem o direito de interpretar a palavra de Deus.
- Missa - Uma reconstituição do sacrifício de Cristo na cruz em uma cerimônia realizada por um sacerdote. Esta cerimônia é simbolicamente realizada pelo sacerdote e envolve Consagração, onde o pão e o vinho são transformados no corpo e no sangue de Jesus.
- Missal - Um livro que contém as orações usadas na missa.
- Monasticismo - A prática de se retirar da sociedade pública, às vezes para um local isolado, com o objetivo de desenvolvimento espiritual e oração.
- Monge - Pessoa que pratica um estilo de vida religioso e ascético estrito. Geralmente é praticado em um mosteiro com outros monges.
- Monstrance - Um suporte de prata ou ouro que contém uma janela circular cercada por um raio de sol. Dentro da janela circular é colocada uma bolacha que é a Eucaristia.
- Pecado Mortal - Uma transgressão grave e voluntária da Lei de Deus. Envolve pleno conhecimento e intenção da vontade de cometer o pecado. Se deixado sem arrependimento, pode condenar alguém ao inferno eterno.
- Novena - Nove dias de oração.
- Freira - Uma católica que voluntariamente prestou votos de serviço à Igreja Católica, abandonou os bens do mundo e geralmente vive em um convento.
- Ordenação - Receber o sacramento das ordens sagradas.
- Pecado Original - A natureza pecaminosa herdada de Adão que resultou do pecado de Adão.
- Paróquia - Subdivisão de uma diocese com o sacerdote como chefe.
- Indulgência Parcial - Indulgência que remete parte do castigo temporal devido a um pecador.
- Paixão - Os sofrimentos de Cristo desde o tempo da Última Ceia até a Sua Crucificação.
- Penitência - Um meio pelo qual todos os pecados cometidos após o batismo são removidos. Os meios são designados por um padre e geralmente consistem em orações ou ações especiais realizadas pelo pecador.
- Peter - O primeiro papa de acordo com a Igreja Católica Romana.
- Piedade - Um dom do Espírito Santo que ajuda na devoção de uma pessoa a Deus.
- Plenária - completa, inteira.
- Indulgência Plenária - Uma indulgência que remete todo o castigo temporal devido a um pecador (consulte Castigo Temporal).
- Papa - representante de Cristo na terra, de acordo com a Igreja Católica Romana. Ele é o sucessor visível de Pedro.
- Presunção - O ensino de que uma pessoa pode salvar-se à parte da obra de Deus e / ou que as obras de uma pessoa não são necessárias para a salvação.
- Sacerdote - Aquele que medeia entre Deus e o homem e administra os sacramentos e as graças de Deus. Ele recebeu as ordens sagradas.
- Purgatório - Um local de punição temporária onde o cristão é purificado do pecado antes de poder entrar no céu.
- Relíquia - Uma parte do corpo de um santo, incluindo roupas, jóias, etc. A relíquia é considerada santa devido à sua associação com o santo.
- Remissão de pecados - perdão de pecados através dos sacramentos do batismo e da penitência.
- Reparação - Reparando os danos causados a outra pessoa e / ou sua propriedade.
- RICA - Rito de Iniciação Cristã de Adultos, que é um processo de um ano em preparação para a entrada na Igreja Católica Romana.
- Relíquia - Um objeto que se acredita ser uma possessão ou os restos mortais de um santo.
- Requium - Uma missa que é oferecida pelos mortos.
- Rito - As palavras e ações realizadas durante uma cerimônia religiosa.
- Rosário - Uma série de contas contendo cinco conjuntos com dez contas pequenas. Cada conjunto de dez é separado por outro cordão. Ele também contém um crucifixo. É usado para fazer orações especiais, geralmente para Maria, onde o rosário é usado para contar as orações.
- Sacramento - Um sinal externo instituído por Cristo para dar graça.
- Sacramentais - Orações, ações ou objetos especiais usados para obter benefícios espirituais de Deus.
- Graça santificadora - Uma disposição estável e sobrenatural que aperfeiçoa a própria alma para permitir que ela viva com Deus, aja por seu amor.
- Santo - uma pessoa muito santa. Geralmente, é alguém que está morto há muitos anos e foi canonizado pela Igreja Católica. Os santos não precisam passar pelo purgatório.
- Escapulário - Dois pequenos quadrados de tecido unidos por uma corda. Um pano está posicionado na frente e o outro atrás. Indulgências são anexadas a eles.
- Sinal da cruz - um sacramental. É o movimento da mão direita da testa para o peito e depois esquerda e direita sobre os ombros.
- Soberano Pontífice - O papa.
- Estações da Cruz - representações de 14 eventos durante a paixão e a morte de Jesus que geralmente aparecem nas paredes das igrejas católicas.
- Punição Temporal - Sofrimento que ocorre nesta vida ou no purgatório que remove a punição dos pecados já perdoados.
- Tradição - Passar através dos séculos de boca em boca os ensinamentos de Jesus. Tudo começou com os apóstolos e continua ininterrupto ao atual bispado da Igreja Católica.
- Transubstanciação - O ensino de que o pão e o vinho na ceia da comunhão se tornam o corpo e o sangue do Senhor Jesus na Consagração durante a Missa.
- Venerar - Honrar, admirar e respeitar com respeito.
- Venial Sin - Um pecado, mas não tão ruim quanto o pecado mortal. Diminui a graça de Deus na alma de uma pessoa.
- Viaticum - Comunhão dada a quem está prestes a morrer.
- Vigário de Cristo - O Papa.
- Obras de Misericórdia - trabalho de caridade realizado por membros da Igreja Católica Romana que ajudam outros. Essas obras incluem confortar, perdoar, alimentar os famintos, visitar os doentes, etc.
Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário