quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

COMO SURGIU A DEMOCRACIA




O termo "democracia" realmente se perdeu ao longo do tempo. Em seu sentido stritus a democracia surge quando Clistenes, um ateniense aristocrata, se escondeu junto com o povo e lutou juntou com esse povo contra a invasão dos espartanos. Nesse cenário temos o povo desarmado, sem uma liderança clara se organiza militarmente. 


Lembrando que aristocratas nessa época eram cidadãos do bem. Eram donos de terra mas que presavam o bem comum. Eram eles que lutavam e iam à guerras pelo o povo junto com o exército. Eles eram fazendeiros guerreiros. Então o exército espartano, o mais moderno e bem treinado da época, já havia eliminado todo exercito ateniense e dos burocratas só havia Clistenes. 

E esse povo vai a guerra. Desorganizadamente, a base de pau e pedra. E por incrível que pareça ganharam. Uma das poucas batalhas perdidas pelos espartanos. Quando Clistenes chega ao poder resolve não fazer um governo aristocrático. Ele fragmentara o poder em 140 distritos. E esses distritos iriam ser governados pelas famílias que neles moravam. E "distrito" em grego é "demo" e "kratia" governo, ou seja, governo distrital. Com os 140 distritos foram feitos 140 novos líderes. Eles tinham liberdade jurídica, de culto e tributária. Revolucionando o sistema político em Atenas.

Então quando ressurgiu o liberalismo na Europa Ocidental todos todos os Estados aplicaram esse modelo. E Foi bem sucedido por 70 anos. Concluímos que a verdadeira democracia são comunidades em controle de sua própia vida. E com certeza não é nomear um salvador da pátria populista com poderes absolutos.

Recomendado Para Você