sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

O VERDADEIRO AMBIENTALISMO ESTÁ NO ÉDEN


Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e lhes disse: sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todo animal que rasteja pela terra. E disse Deus, ainda: eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície da terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente. Isso vos será para mantimento. (Gn. 1.27-29)

A tarefa humana fundamental do homem é o governo da realidade e compreensão da ordem criada, em representação a Deus e sob sua autoridade. Esse é o Mandato Cultural, em cujo cumprimento o ser humano manifesta, efetivamente, que é Imago Dei. O Homem completo, nefech, assemelha-se a Deus porque a ele foi confiada à mordomia da criação. Nisso se baseia a base da responsabilidade humana no uso e cuidado dos recursos naturais, bem como, no desenvolvimento científico e tecnológico. Compreender o relacionamento de Deus criador com a sua criação é um desafio que nos proporciona uma aproximação com Ele.

No texto bíblico vemos que o verbo yatsar, é usado para numerosos aspectos da ação salvífica de Deus: Deus “formou” a Israel (Is. 43:21; 44:1s, 24; cf.27:11). Também, natac pode ter sentido salvífico: Deus “plantou” a Israel (Jer. 2:21; 11:17; 31:28). Em outras passagens, o verbo banah se aplica a Israel. Deus promete a Davi construir uma casa e um trono (II Sm. 7.27; Sal. 89.3s.); depois, promete reconstruir o povo no seu retorno do cativeiro (Sl. 102:16s; 147:2). Este relato, no hebraico original, caracteriza-se por uma série de jogos de palavras, tão simpáticos como significativos. Destes, três são especialmente importantes, segundo a evidente intenção do autor, como relata Stam (1994.p.26):

1.- Em 2:7, o autor diz que da terra (adamah), Deus fez adam; o jogo adamah/adam destaca, fortemente, a inseparável e essencial vinculação entre o ser humano e a terra, entre homos e humus. Aqui, temos uma forma muito diferente da do capítulo 1º. Uma nova e dramática insistência na materialidade, que depois, vai caracterizar todo o plano da salvação; 2.- O segundo jogo de palavras, destaca a solidariedade misteriosa e profunda entre ish (varão) e ishah (varôa) (2:23), conforme homem/mulher, unidos, inseparavelmente, numa vida comum; 3.- Do nome “Eva”, se faz um jogo com a palavra “viver” (Gn.3:20 -
Eva, javah; viver, jayah)’.
                                  
Vemos que Deus usou palavras chaves como dominem, cultivem, preservem e coloquem nomes em todas as criaturas. Essas ordens marcam o início de uma série de outras obrigações, ainda por vir: constituir família e comunidade, estabelecer a lei e a ordem, fazer surgir às culturas e civilizações e as preocupações ecológicas que se ampliam e se aprofundam, através das Escrituras. E isso é totalmente contrário a cosmovisão dos povos circunvizinhos a Israel. Povos esses que não reconheciam essa ordem social, cósmica e divina que Eric Voegelin descreve em sua obra.  Os antigos pagãos viam deuses na natureza selvagem, nos animais e no estado.  O ambientalismo moderno compartilha dessa crença, e acrescenta — cortesia daquela influência que mistura elementos hindus, californianos e da Nova Era — um ódio à humanidade e às religiões ocidentais que colocam o homem como o centro da criação não de uma maneira bíblica, mas se contrapondo a concepção judaico-cristã. Estamos enfrentando uma ideologia igualmente pagã, ímpia, cruel e messiânica quanto o marxismo. 

Os nazistas, que eram esquerdistas (Nazi vem de Nationalsozialismus ou Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães) proibiram pesquisas médicas com animais, e o simpático Hermann Göring ameaçou "deportar para um campo de concentração" qualquer um que se atrevesse a desobedecer à lei.  Ele encarcerou um pescador por seis meses apenas porque este cortou a cabeça de um sapo — que seria utilizado como isca — quando o batráquio ainda estava vivo.  A revista alemã de humor Simplissimus publicou um desenho no qual um pelotão de sapos fazia a saudação nazista para Göring. Hitlerera um vegetariano fanático e entusiasta dos alimentos naturais, era também um abstêmio.  Heinrich Himmler compartilhava do ódio de Hitler por álcool, e ordenou que a SS promovesse a produção de sucos de frutas e água mineral como substitutos.

No socialismo de cem anos atrás existia uma dissimulação quanto aos verdadeiros objetivos, a atual ideologia também a pretensão de ser a detentora de todas as “virtudes morais”.  Não se trata de uma fraternidade dos homens, já que vivemos em tempos pós-cristianismo; trata-se da fraternidade dos bichos e das árvores.  Como o socialismo, o ambientalismo combina uma religião ateísta, panteísta e com a crença na estatização das coisas.  Existe, porém, uma diferença básica entre ambos: o marxismo ao menos fingia ter alguma preocupação com seres humanos; já o ambientalismo é saudoso do ímpio, desabitado e tedioso Jardim do Éden.

O verdadeiro ambientalismo está no Éden. Está descrito no reconhecimento da ordem no Mandato Cultural. Em reconhecer que foi por causa do pecado original que os filhos de Adão não são capazes de praticar com eficácia as prescrições oriundas das Sagradas Escrituras. E é por isso que Deus nos proporcionou o segundo Adão: Cristo! Ele é que irá restaurar todas as coisas – a ordem ordem social, cósmica e divina . Para o apostolo Paulo, Jesus é chamado de "segundo Adão" (Rm 5). . Adão foi criado por Deus para resplandecer sua glória, Jesus é o próprio Deus glorioso feito em carne. Adão é a humanidade que fracassa, Cristo é o Homem-Deus que triunfa. Em Adão, todos morrem. Em Cristo, todos somos vivificados.


Para Paulo, Cristo é tão homem quanto Adão. Deveria ser assim para que a maldição do pecado fosse vencida. Adão morre porque peca, Cristo morre porque se manteve fiel. A morte entrou na humanidade por um homem, Adão (vv.21). Nele, todos nós morremos, pois descendemos dele e carregamos conosco o seu fracasso. Na provisão salvífica, Deus oferece a humanidade um outro homem para ser seu representante. Enquanto o primeiro Adão nos presenteia com a morte, e todos morrem nele, o segundo, Cristo, traz consigo a ressurreição, e nEle todos os fiéis serão vivificados (vv.22). "Vivificados" nesse verso aponta não apenas para a futura ressurreição, mas também para a vida abundante que temos em Cristo Jesus, Nosso Senhor Ressurreto.

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