Tomás de Aquino afirmava que podemos conhecer DEUS pelos seus efeitos, porque ELE é a causa de todas as coisas.
Tomás de Aquino afirmava que podemos conhecer DEUS pelos seus efeitos, porque ELE é a causa de todas as coisas. Afirma que podemos conhecer seus atributos comunicáveis e incomunicáveis, pois ELE, é o Senhor.
Já o homem composto por gênero e a espécie, que pertencem à essência, pois “o todo” está no indivíduo. E resgatando Aristóteles Tomás de Aquino pega o conceito de gênero vem do grego gueno que significa “geral”. Como também o conceito de espécie de específico que participa dessa generalidade.
Então devemos entender que nada que existe de específico não pode existir sem o seu geral. E o próprio termo "conceito" para os gregos tem a ideia de colher, ou seja, o que é colhido vem do diverso em um único que no caso seria o gênero.
O homem tem uma essência que por sua vez participa da essência divina. Com a diferença que a substância do homem é composta (alma e corpo) e substância de Deus é ato puro.E a essência humana têm dois modos. Um de se si própria e outro que não é verdadeiramente seu.
O homem por ser homem é racional. A adjetivação, a característica física como cor, raça etc; não são exclusivas aos seres humanos – isto acontece devido à existência de muitas outras raças, nacionalidades e não apenas negros e brancos.
O discurso da ideologia de gênero cai por terra nessa demonstração do Classismo de Tomás de Aquino. Apesar de Aristóteles não ter conhecido a revelação cristã, e de ser a sua obra original, autônoma e independente de preceito cristão, ela está em harmonia com o saber contido na Sagrada Escritura.Pois o gênero não vem da sexualidade e sim da sua essência. Você existe humanamente e seu gênero é ser humano.
A ideologia de gênero tira do homem sua humanidade. Tira o homem da sua essência. Tira o homem da sua espécie. Nega a realidade. E isso é o que o professor Olavo de Carvalho vai chamar de “paralaxe cognitiva”. Que é a negação do mundo do que realmente ele é. É querer enxergar algo que não existe. Eles se negam admitir que homens e mulheres sejam diferentes, têm papeis diferentes e naturezas diferentes.
A SCG foi escrita a pedido de um missionário entre os muçulmanos vencidos em Castela, são Raimundo de Penaforte. Assim sendo, a SCG tem grande cunho apologético e retoma o costume dos pais da igreja e dos Apóstolos que se deve enfrentar os de outras religiões pelo confronto inteligente das ideias do que pela luta violenta das armas.
Ao estudar Tomás de Aquino e sua apologia estamos nos apropriando de instrumentos racionais para convencer, através do uso da razão, aqueles que defendem tal ideologia perniciosa.